Por: Leandra Lima

Quase 2,5 mil crianças aguardam vaga em creches de Petrópolis

Concurso de 2022 não foi suficiente para preencher vagas | Foto: Leandra Lima

Petrópolis sofre com carência de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEI), segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, quase 2,5 mil crianças estão na lista de espera para ingressar em uma unidade de educação infantil. Atualmente, o município possui 80 creches que atendem as áreas centrais, bairros e distritos, porém estas unidades não são suficientes para suprir a demanda.

Em todas as regiões, pais e responsáveis enfrentam um grave problema. Como uma moradora do Carangola que possui dois filhos pequenos que estão na lista de espera há um ano. Segundo a moradora, que pediu para não ser identificada, já está há quase um ano sem poder trabalhar por não ter com quem deixar as crianças. "Eu oro pra sair uma vaga, eu preciso trabalhar", disse.

Este é o maior número de crianças na fila de espera desde que a lista começou a ser divulgada no site da Secretaria Municipal de Educação, ao todo, são 2.413 aguardando vaga. Há CEIs que têm dezenas de crianças na fila, como o CEI Anna Nardi no Quissamã, são 102 crianças em diferentes níveis, assim como no CEI Irineu Marinho, com fila de 73 crianças. No CEI Carangola, onde a moradora aguarda uma vaga, há 57 crianças na fila.

Este cenário preocupa, especialmente pela importância do acesso à educação já nos primeiros anos da infância para o desenvolvimento da criança. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) as crianças que frequentam a educação infantil, têm mais do que o dobro de chances de estar bem encaminhadas no aprendizado das habilidades iniciais de letramento e matemática, em relação às que perdem essa etapa inicial do ensino.

Sobre a extensa lista de espera, a Prefeitura Municipal não respondeu aos questionamentos do correio até o fechamento desta edição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.