Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: 13 anos da catástrofe na Região Serrana

Em Petrópolis, foram 71 óbitos confirmados em 2011 | Foto: Mitra Diocesana de Petrópolis

 

13 anos da catástrofe na Região Serrana

Nesta quinta-feira (11), completaram 13 anos de uma das maiores tragédias da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, tiveram mais de 900 mortos, cerca de 350 desaparecidos e milhares de desabrigados, além de graves danos à infraestrutura, à economia e à geografia da região. Em Petrópolis, muito do que foi prometido pelos órgãos públicos à época não foi cumprido ou não foi dada continuidade nos projetos. Prova disso foi o despreparo da cidade na resposta à tragédia de 2022. A cidade vai, com o passar dos anos, somando marcos de grandes catástrofes, sem projetos significativos para a mudança de consciência sobre mudanças climáticas e prevenção de desastres socioambientais.

 

Vereador denúncia abandono da população de rua

População dorme entre os bancos da rodoviária | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O vereador Dudu foi ao Terminal Rodoviário do Centro de Petrópolis, nesta quarta-feira (10), verificar uma denúncia sobre o estado do local e o abandono da população de rua. No vídeo, publicado nas redes sociais, o vereador mostra pessoas em situação de rua dormindo no chão do terminal. E mostra as condições precárias do espaço, sujo e com banheiros fechados. Sobre a população de rua, Dudu afirma que vai trabalhar para implantar um centro de reabilitação para a população que mais precisa em Petrópolis. "Isso é muito triste, essas pessoas são seres humanos como a gente, então tem que ter dignidade para essas pessoas", disse.

Homenagem

Nesta sexta-feira (12), acontecerá um ato em homenagem a Julieta Hernández, artista conhecida como a Palhaça Miss Jujuba, assassinada no fim de dezembro de 2023, quando viajava pela região de Presidente Figueiredo, no Amazonas.

A vereadora Júlia Casamasso, junto com a Coletiva Feminista Popular, apoiará a iniciativa em homenagem a vítima de feminicídio (crime de ódio contra o gênero feminino), que será realizado na Praça da Inconfidência, às 18h, com intervenções artísticas. O ato faz parte também do Levante Nacional pelo Fim do Lesbocídio.

Cursos gratuitos

As inscrições para cursos gratuitos do setor de Turismo, oferecidos pelo Senac RJ em Petrópolis, estão abertas. Há vagas para Técnico em Guia de Turismo, com carga horária de 800 horas; e para Camareira, com duração de 40 horas. As aulas começam no dia 19 de fevereiro.

Os cursos são oferecidos dentro do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que visa proporcionar educação profissional a pessoas de baixa renda em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Os interessados podem se candidatar pelo link http://psg.rj.senac.br/Ext/Vagas.aspx.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.