Por Raphaela Cordeiro
No dia 5 de janeiro, um caminhão atingiu cabos de telefonia e internet na Estrada do Ribeirão Grande, em Itaipava, em uma região conhecida como Nova Itaipava. Na ocasião, o acidente acabou deixando o poste inclinado, interrompendo o fornecimento de energia na localidade. Segundo os moradores, após 11 horas de espera para o restabelecimento da energia, a concessionária Enel colocou o poste no lugar e restabeleceu o serviço.
O que os moradores não esperavam era que, após ficarem 11 horas sem energia, na manhã do dia 10 de janeiro, o poste caiu uma segunda vez, desta vez, em cima de um caminhão que passava pelo local. No acidente, ninguém ficou ferido.
De acordo com o ceramista, Ivo Ferreira, a concessionária Enel não concretou a base do poste na primeira vez que ele caiu, o que ocasionou a segunda queda. "Por pouco o poste não atingiu a cabine do caminhão, ferindo ou até levando a óbito os ocupantes do caminhão. Isso porque, na semana passada, a Enel esteve aqui para reparar este mesmo poste que estava inclinado e eles simplesmente colocaram areia para sustentá-lo. É impressionante", disse Ivo.
A Associação de Moradores de Nova Itaipava informou que ingressou com uma ação contra a Enel em 2017, por conta dos problemas com a prestação de serviços. Também foi informado que, na época, o perito que avaliou a rede elétrica constatou diversos problemas e falta de manutenção. Atualmente, desde agosto, o processo encontra-se no aguardo da sentença.
"Toda hora falta luz aqui no bairro. Ficamos horas sem luz. É muita negligência e eu já não sei mais a quem recorrer. É muita imperícia e incapacidade da Enel para lidar com o serviço", disse Ivo Ferreira.
Em nota, a Enel informou que o serviço de realocação do poste foi concluído na tarde de quinta-feira, com reforço de concreto em sua base. A distribuidora informou ainda que está investigando as causas do acidente para uma análise conclusiva.