Os vereadores Maicon Queiroz (PSC), Pricilla Pitta (Cidadania) e Marcinho (Republicanos) realizaram uma fiscalização na última semana para verificar a situação do atendimento ao público, no Centro de Referência Social (CRAS) do centro de Nova Friburgo, após receberem denúncias de que a população estava chegando na madrugada ao local para garantir um lugar na fila para receber assistência. Na sede, os parlamentares constataram que havia pessoas que passaram a noite e a madrugada na rua, até o horário de funcionamento do CRAS. "É um descaso, uma falta de respeito, quando eu cheguei e peguei uma mãe deitada no chão eu fiquei indignada", disse a vereadora Pricilla.
Segundo o parlamentar Maicon Queiroz, parte das pessoas da fila não estavam conseguindo receber o novo benefício do cartão alimentação, e muitos deles ficaram sem receber a cesta básica fornecida pelo o CRAS há uns 4 meses. Pricilla fala que há indivíduos que são de comunidades distantes que chegam ao local e não são atendidos, um dos casos é uma moradora de Vargem Alta que foi pela terceira vez à sede e não conseguiu adquirir o auxílio. "Quem tem fome tem pressa, a prefeitura junto com a assistência social deve remanejar o atendimento, para que possa atender as necessidades", exclamou.
De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, o cartão de alimentação substitui a cesta básica. Agora a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Políticas para a Juventude, disponibiliza um cartão para usuários que recebem uma cesta mensalmente. "O objetivo é oferecer autonomia para o beneficiário, prezando pela individualidade da sua alimentação. O benefício é de R$ 200 por mês e para ter acesso é necessário preencher uma série de requisitos, que passarão por uma avaliação técnica realizada pela assistente social do CRAS de referência do cidadão. Na hora da análise, o cidadão já sai com a resposta e a posse do cartão", informa a Prefeitura.
Sobre a situação dos atendimentos, mencionados, a Secretaria Municipal de Assistência Social enviou uma nota, onde pontuou que não vê razões para a formação de filas, visto que todas as pessoas estão recebendo o devido atendimento técnico. Ressaltou também que mais profissionais estão sendo disponibilizados para agilizar os atendimentos, e evidencia que o registro de filas tem ocorrido apenas no CRAS Centro, nas demais unidades o atendimento está se desenrolando normalmente. E por fim, esclarece que para estar apto ao benefício, é preciso preencher uma série de requisitos e as equipes técnicas da pasta estão redobrando esforços para que todos sejam atendidos o mais brevemente possível.