Por: Por Luana Motta

Petropolitanas: Fila de espera para CEIs mais que dobrou em Petrópolis

CEI Professora Adriana Constâncio Trindade | Foto: Divulgação/ASCOM PMP

Na última semana, o Correio trouxe um dado alarmante, o aumento da fila de espera para matrícula na educação infantil em Petrópolis. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, são 2.413 crianças de 0 a 3 anos aguardando uma vaga. Em maior número concentradas no 1º ano (563), 2º ano (686), 3º ano (599), e 4º ano (401); ainda 76 para o 5º ano e 88 esperam por uma vaga no berçário. Em 2019, a causa, ajuizada pela Vara da Infância e Juventude, obrigou a prefeitura a abrir 2 mil novas vagas para atender a demanda que, naquela época, era de pouco mais de 1 mil crianças. Foram abertas vagas, mas a demanda para entrada nos primeiros anos na educação não cessa. Este ano, é o maior número de crianças na fila desde quando a lista passou a ser divulgada no site da Prefeitura, o que aconteceu nos últimos cinco anos.

 

Transparência fica a desejar

Enquanto isso, o Diário Oficial da Prefeitura de Petrópolis continua com as publicações atrasadas. No site oficial, a última versão publicada é a de 29 de dezembro de 2023. No dia anterior, o prefeito Rubens Bomtempo publicou os decretos que criam três novas secretarias: a de Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres; da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras; de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda. Já na metade de janeiro de 2024, ainda não foram nomeados os novos secretários.

Obra de Tomás Santa Rosa será restaurada

Piscina com os murais de Santa Rosa e a reconstrução do ambiente de época | Foto: Divulgação/CWeA

Na programação da exposição "Da Kutanda ao Quitandinha - 80 anos", que celebra os 80 anos do Palácio Quitandinha, o público poderá também acompanhar o trabalho de restauro de uma pintura atribuída ao artista Tomás Santa Rosa (1909-1956). As restauradoras Luciana Lopes e Poliana Reis, da Imperial Cia. de Restauro, inicialmente fazem uma janela de prospecção - raspam minuciosamente um retângulo de 1m x 4m de área da pintura, para verificar seu estado e suas características. O trabalho será acompanhado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural). Já o público, pode observar pelos biombos que estão na Galeria da Fonte e no Café Concerto, aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

 

Duas famílias desalojadas

Em Petrópolis, a chuva do último fim de semana provocou 22 duas ocorrências, contabilizadas pela Defesa Civil, entre quedas de árvores, deslizamentos de terra e interdição de ruas. Os bairros onde ocorreu o maior volume de chuva foram Quitandinha (LNCC 109,2mm) e Independência (107,5mm). Duas famílias precisaram deixar suas casas, uma no Floresta e outra no Retiro, e foram encaminhadas para casa de parentes pela Assistência Social do Município.

Ocorrências na região

Na Região Serrana, em Teresópolis, a Defesa Civil registrou seis ocorrências, ao menos dez pessoas ficaram desalojadas. O local onde foi registrado o maior volume de chuvas foi no Vale da Revolta, 111.6mm. Em Nova Friburgo, a Rua Carlos Alberto Braune foi interditada, uma enxurrada destruiu parte da via. Em Paraíba do Sul, a Prefeitura cancelou as atrações da festa de comemoração pelos 191 anos de aniversário da cidade que aconteceriam na noite de domingo (14).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.