Por: Gabriel Rattes

Gabriela Camara conquista títulos no Rio Summer de Jiu-jitsu

Atleta Gabriela Camara | Foto: Divulgação/Icon Petrópolis

A atleta Gabriela Camara, da equipe Icon Petrópolis, foi campeã em duas categorias do Rio Summer de Jiu-Jitsu, neste último fim de semana. A competidora de 23 anos é faixa azul e participou da categoria até 74kg e também da categoria absoluto (atletas de qualquer peso se enfrentam, respeitando apenas a graduação de faixa). Arthur Gabriel também foi campeão da competição após um wo, na categoria Kids Open. Outros atletas da Icon deveriam lutar na competição, mas devido às chuvas e problemas nas estradas, não puderam comparecer no horário. Agora, Gabriela se prepara para competir o europeu, em Paris, na França, dia 19 de janeiro. Campeonato no qual foi campeã em 2022.

O Jiu-jitsu na vida da Gabriela começou com um "teste", que logo em seguida se tornou uma paixão. "Quando cheguei na Icon Petrópolis, vi que a galera gostava muito de campeonato e o treino muito duro. Então entrei no ritmo e depois do meu primeiro campeonato não parei mais. Se tornou meu trabalho e encontrei também meu propósito no esporte", afirmou.

O preparador físico, Pedro Abugeber, enfatiza a importância de um duplo ouro na primeira competição do ano de 2024. "Por mais que seja uma etapa do estadual, é um campeonato da federação internacional [IBJJF], então é um campeonato muito difícil e de nível altíssimo. O duplo ouro mostra que ela está preparada para competir em alto nível. Para o emocional é ótimo", disse, explicando que o foco principal dos treinamentos é voltado a três grandes competições (brasileiro, sul-americano e o europeu). "Toda nossa periodização de treinamento é voltada para estarem bem nessas três competições. No entanto, os campeonatos menores ajudam diretamente na preparação dos campeonatos maiores", completou.

"Nosso ânimo já é estar nos campeonatos da maior federação, por isso damos prioridade a CBJJ/IBJJF, mas o resultado no estadual ajuda mais ainda a 'blindar' a nossa mente. A nossa equipe tem um projeto com vários competidores e já fazem alguns meses que começamos o Camp [rotina específica de treinos para um campeonato] para o Europeu. Os bastidores também fazem toda diferença, preparação física que temos com o personal Pedro Abugeber e fisioterapeuta Saulo Reis", afirmou Gabriela.

Títulos

Gabriela é natural da Bahia, mas chegou em Petrópolis com dois anos de idade. No 'currículo' do Jiu-jitsu constam títulos como: campeã brasileira com e sem kimono, da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ); campeã sul-americana, da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF); campeã do europeu de 2022 e duas vezes terceiro lugar em 2023 (categoria e absoluto); e nos Opens da CBJJ possui mais de 12 pódios como campeã.

Paris

Ao todo, onze atletas da Icon Petrópolis irão competir no campeonato europeu em Paris. Organizado pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), é uma das quatro maiores competições da modalidade no mundo, e acontecerá entre os dias 19 a 27 de janeiro. Alguns deles já embarcaram para a Europa e outros irão viajar durante esta semana.

"É uma sensação incrível poder estar lá mais uma vez representando a Icon Petrópolis, que faz muito por nós atletas. Graças a Deus temos apoio de vários professores e amigos do CT, mas principalmente do professor Mauro Ferreira que é o responsável. Infelizmente ele não tem condições financeiras de bancar as viagens, mas apoia a gente e 'corre junto', fazendo rifa, vendendo doces, buscando patrocínios", enfatizou Camara.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.