Por: Luana Motta

Petropolitanas: Operação Farnel vai revelar mais envolvidos

Operação investiga desvio de dinheiro da merenda | Foto: Divulgação/Ascom PF

A Operação Farnel da Polícia Federal ainda deve revelar muitos outros envolvidos, além da associação de produtores já divulgada pela PF. O Correio conversou com um agricultor de Petrópolis, que pediu para não ser identificado, que explicou que para a comercialização dos produtos à Prefeitura todo o trâmite é feito por meio da associação. Os produtores fazem planilhas individuais de prestação de contas e encaminham para a associação que entrega à Prefeitura. Segundo o agricultor, na época da denúncia, em 2018, os produtores já não tinham mais acesso à versão final da planilha que era entregue à Prefeitura.

Segundo o agricultor, hoje, o PNAE é fundamental para a manutenção da agricultura familiar no município. A maior parte da produção é escoada para as escolas da cidade, o que beneficia os estudantes que recebem alimentos com qualidade nutricional, e as famílias produtoras.

 

Falta transparência

De uma só vez, a Prefeitura de Petrópolis publicou todas as edições do Diário Oficial da primeira quinzena de 2024 no seu portal oficial. Como já denunciamos algumas vezes, o D.O. do município não é publicado com a regularidade que a legislação obriga. Além de demonstrar falta de transparência, impede que o cidadão tenha acesso às informações perecíveis, como datas de reuniões, convocações, exonerações e nomeações, entre outros.

Mais um dia "normal" na rotina do petropolitano

Ônibus quebra em frente ao Parque Cremerie | Foto: Luana Motta

Os moradores do Independência ficaram a pé mais uma vez por causa da quebra de um dos ônibus que atende a linha. Nesta quarta-feira (17), por volta de 15h, um dos coletivos mal saiu do bairro e já teve que voltar para a garagem, porque quebrou em frente ao Parque Cremerie. O ônibus que estava lotado de passageiros desembarcou todos ali mesmo. Assim que os passageiros perceberam a quebra, um já gritou: "vamos descer logo antes que pegue fogo". O pior é que o petropolitano já está começando a 'normalizar' o péssimo serviço de transporte oferecido e o risco ao qual estão se submetendo diariamente.

Apoio ao empreendedor

O Sebrae RJ lançou nesta semana um Manual de Boas Práticas para Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, para orientar empreendedores em situação de calamidade. O manual traz embasamento para que tributos como ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços de Transportes e Comunicação) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) possam ter seus vencimentos postergados. Além disso, trata de questões relacionadas ao Simples Nacional, quitação e obtenção de empréstimos bancários. Também é possível alterar o calendário de pagamento do IPTU e Taxa de Coleta de Lixo Doméstico referentes ao exercício da tragédia, além do vencimento do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Recuperação econômica

Uma medida necessária em situações como essa, a exemplo de Petrópolis, em 2022, em que micro e pequenos empresários tiveram que se virar por conta própria para saber como proceder em situações extremas. Os setores na cidade estão se recuperando graças a sua própria força de vontade, e contaram também com o aporte financeiro do Governo do Estado, com o AgeRio. Por parte do município, além de não terem criado programa de fomento, ainda afundaram os principais eventos geradores de renda: Bauernfest e Natal Imperial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.