A Prefeitura de Petrópolis divulgou o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado na semana, que mostra que o índice de identificação de contaminação pelo mosquito transmissor da dengue se manteve abaixo de 1%, atingindo 0,78%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Das 7.965 visitas domiciliares realizadas pelos agentes de Combate às Endemias, apenas 59 imóveis foram positivos. Segundo a Prefeitura, desde quinta-feira (18), os supervisores da Coordenadoria de Vigilância Ambiental estão retornando a esses locais, entregando orientações aos proprietários. Em 2023, Petrópolis registrou 135 casos de dengue. Não houve casos de óbitos.
Nos próximos sábados, as equipes de Combate às Endemias focarão nas localidades com maior número de casos suspeitos ou com imóveis positivos, conforme o último LIRAa. Neste sábado (20), as ações se concentrarão nas regiões de Nogueira e Posse.
"Eliminar recipientes que acumulem água, manter caixas d'água vedadas e limpar calhas são atitudes simples que contribuem significativamente para evitar a propagação dessas doenças. A prevenção é responsabilidade de todos", disse a coordenadora da Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Simone Sisnando.