Por: Leandra Lima

Prédio do Centro de Cultura está abandonado

Reformas anunciadas pela Prefeitura para o espaço ficaram só na promessa | Foto: Leandra Lima

Mesmo após passar por um processo de revitalização no ano de 2023, o prédio do Centro de Cultura Raul de Leoni se encontra com diversos problemas na manutenção do espaço. Há buracos e rachaduras no teto causadas por infiltrações que se espalham por diferentes áreas, goteiras no banheiro da biblioteca e cobertura de buracos improvisados por chapas dentro da sala onde os livros disponíveis ao público ficam instalados. A reportagem foi até o local e constatou diversos problemas.

Além disso o equipamento cultural é alvo de críticas por não garantir aos usuários boa infraestrutura, uma das denúncias é relacionada ao bebedouro do local. Atualmente, apenas um está em funcionamento e não é suficiente para atender a demanda. "Fomos com os alunos da escola em uma exposição que estava tendo no espaço em novembro do ano passado, cerca de quatro turmas. Na hora de beber água, foi uma confusão, só havia um bebedouro", relatou uma professora que desejou não ser identificada.

Representantes da cultura do município falam que o prédio sempre está com problemas e parece nunca se estabilizar. "Não entendo essas reformas no local, nunca fica bom, isso é frustrante", disse um artista, que decidiu não se identificar. Os arredores do Centro de Cultura também precisam de uma atenção. As calçadas estão com buracos e rachaduras, o que atrapalha a movimentação das pessoas e demonstra a falta de acessibilidade pública.

Em janeiro de 2023, a Prefeitura de Petrópolis informou que a parte interna do Centro de Cultura iria passar por uma grande reforma e que o 1º andar, afetado pelas chuvas de fevereiro e março de 2022 seria reformado. Consequentemente, o 2º e 3º pavimentos também receberiam intervenções, que garantiriam acessibilidade para os frequentadores. A Biblioteca Gabriela Mistral e o Teatro Afonso Arinos também estavam na fila para receber melhorias.

A Prefeitura não respondeu aos questionamentos feitos pelo Correio sobre o estado atual do prédio e a previsão para possíveis reparos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.