Por: Redação

Petropolitanas: Ação de desapropriação da Casa da Morte é iniciada

Prefeitura ingressa com processo na 4ª Vara Cível | Foto: Arquivo/TVC

A Prefeitura de Petrópolis protocolou ação de desapropriação do imóvel na região do Caxambu, conhecida como Casa da Morte - apontado como equipamento usado durante a ditadura militar para tortura e morte de presos políticos. A ação foi protocolada esta semana na 4ª Vara Cível da Comarca de Petrópolis e é um passo importante para a criação do Memorial de Liberdade, Verdade e Justiça, que tem como objetivo a preservação da história para que crimes como o que ocorreram no período de ditadura não ocorram mais.

A desapropriação da Casa da Morte vai contar com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos, que vai disponibilizar os recursos financeiros necessários para a conclusão do processo. Esta semana, foi realizado um encontro com representantes da Prefeitura e do Ministério dos Direitos Humanos para tratar do assunto.

 

Combate à violência

O vereador Hingo Hammes (União) apresentou um projeto de lei que institui a Política de Prevenção à Violência contra os Educadores em Petrópolis. O texto passou por primeira discussão na sessão de ontem (24). O PL prevê que sejam realizadas campanhas educativas nas escolas.

Estudantes da rede pública recebem bolsa de estudos

28 alunos vão cursar o Ensino Médio na rede privada | Foto: Divulgação/Prefeitura de Petrópolis

Vinte e oito alunos da rede municipal de ensino vão começar o ano letivo em escolas particulares. Eles receberam bolsas de estudo para o Ensino Médio oferecidas pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do programa municipal Todos pela Educação. As bolsas são para cinco escolas da rede particular e a apresentação dos estudantes contemplados foi divulgada em solenidade nesta semana, na Casa da Educação Visconde de Mauá.

O desempenho dos alunos e alunas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e a frequência são os critérios para conseguirem as bolsas.

O programa Todos Pela Educação foi criado pela Lei Municipal número 641/06 e oferece bolsas de estudo de 100% para os alunos que completaram o Ensino Fundamental. As escolas da rede privada que ofertaram as bolsas são: Apogeu Koeler, Fênix, Dinâmico e Colégio Imperador.

Secretário midiático

Com certeza, o secretário mais midiático da Prefeitura de Petrópolis é Ramon Mello. Depois das dancinhas do Tik Tok, agora o titular de Segurança, Serviços e Ordem Pública gravou um vídeo conscientizando um estabelecimento comercial sobre uso de motocicletas com cano de descarga adulterado.

No vídeo, Mello diz que o comércio precisa ficar atento, para que medidas mais drásticas não sejam tomadas. Também lembrou que as ações para coibir as motocicletas são um esforço conjunto com as polícias civil e militar.

Biousina de lixo

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada ontem (24), uma indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão que sugere ao Executivo a necessidade da criação de um grupo de estudo para análise da viabilidade técnica e financeira para a instalação de uma biousina para tratamento de resíduos sólidos urbanos no município. O objetivo é diminuir o impacto social e ambiental provocado pelos resíduos urbanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.