Por:

Conselho de Radiologia aponta problemas no Hospital Raul Sertã

Climatização de salas também é problemática | Foto: Divulgação/CRTR-RJ

Por Leandra Lima

O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR-RJ) enviou ao Correio uma nota relatando outras irregularidades, encontradas pelos representantes na visita realizada ao Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo, no dia 19 de janeiro. Na semana passada, repercutiu diversos problemas relacionados ao setor de radiologia. Alguns deles são a falta de equipamentos e materiais necessários para realização dos exames, que resultaram na impressão de exames de raio-x em papéis de folha A4. A situação também deixou pacientes sem laudo, pois também não havia um sistema de compartilhamento de imagem para os computadores dos médicos e, segundo os mesmos, não há como dar um diagnóstico, observando um exame em papel branco.

Segundo o Conselho, além do já noticiado em relação a impressão dos exames em papel sulfite A4, e não possuir um sistema integrado de transmissão e armazenamento de imagens (PACS), também foi observado algumas infrações sanitárias, como ambiente sem refrigeração e muito quente, salas de exames com equipamentos de ar condicionado inoperantes, paredes com infiltrações, fio da rede elétrica expostos, câmaras escuras (que é o local de processamento das películas radiográficas) sem sistema de exaustão, proporcionando um forte cheiro de químico, paredes com rachaduras e local de descanso para os profissionais sem condições apropriadas. Os próprios profissionais relataram que fizeram uma "vaquinha" e compraram um ar condicionado.

Outra questão levantada foi sobre o reajuste do salário, que conforme dados da fiscalização, os profissionais relataram que em 2013 foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura e o Ministério Público do Trabalho sobre o reajuste salarial dos profissionais técnicos e tecnólogos em radiologia para ser pago o piso regional e até o momento atual, essa adequação não ocorreu.

O CRTR-RJ enviou um ofício ao Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária, Comissão de Saúde da câmara dos vereadores do município de Nova Friburgo e para prefeitura para que sejam tomadas as providências.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo informou em nota que os serviços na sala de radiologia retornaram à normalidade na última semana. A Secretaria de Saúde do município também comunicou que já abriu um canal de diálogo com os servidores do Setor de Raio-X, visando resolver os problemas apontados por eles, e o próprio secretário, que assumiu a gestão no último dia 4, esteve lá pessoalmente várias vezes desde então.

A secretaria ressaltou que a maioria dessas demandas precisa de licitação, cujos encaminhamentos já estão sendo feitos para adequar as estruturas física e de trabalho. Continuou explicando que logo na primeira semana do ano, foi concluída uma licitação de insumos para o setor e o material deve ser entregue em poucos dias.

"A processadora foi enviada para manutenção imediatamente após apresentar defeito e o atendimento do Sisreg foi suspenso temporariamente para não sobrecarregar o atendimento de urgência e emergência do Hospital Raul Sertã. Já existe processo em andamento para a compra de equipamentos mais modernos para o setor de Raio-X, o que vai permitir agilidade na realização e o compartilhamento dos exames com o computador dos médicos."

Finalizou declarando que nenhuma queixa formal ou recusa do exame impresso em papel foi registrada pelos médicos à direção do Hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.