Por: Redação

Petropolitanas: Petrópolis pode ter Política de Atenção à Saúde Mental

Câmara Municipal aprovou projeto do vereador Dudu | Foto: Divulgação

A Câmara Municipal aprovou, na última semana, um Projeto de Lei de autoria do vereador Dudu que institui a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental. A intenção do projeto é criar uma estratégia para integração e articulação das áreas de Educação e Saúde no desenvolvimento de ações de promoção sobre o assunto e também garantir o acesso à atenção psicossocial, informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidados com a saúde mental.

O texto do projeto prevê ações e palestras relacionados ao tema nas escolas e unidades de saúde do município, criação de protocolos de atendimento no ambiente escolar e detecção precoce de sinais que demandam atenção à saúde mental de crianças e adolescentes com o respectivo acompanhamento especializado. Será assegurada ainda a assistência psicológica às pessoas vítimas de violência doméstica e familiar, abuso sexual e qualquer tipo de discriminação, independentemente da fase processual de apuração do ilícito.

A Política Municipal de Atenção à Saúde Mental deverá ser estruturada de forma constante ao longo do calendário anual, sendo permitidas ações especiais durante o chamado "Setembro Amarelo", desde que não representem uma limitação das atividades a apenas este mês.

 

Caminhão da Saúde

A vereadora Gilda Beatriz denunciou, nas redes sociais, que pacientes aguardaram por até seis horas para serem atendidos no Caminhão da Saúde, da Prefeitura em parceria com o CIS-Serra. Não havia proteção contra chuva, nem banheiro. A vereadora relembrou a importância do trabalho, mas pediu dignidade no atendimento.

Ao Correio, a Prefeitura informou que a longa espera, em alguns casos, era causada por pacientes que chegaram ao local com muita antecedência. O atendimento foi com horário marcado e número delimitado de pacientes por dia.

OAB Mulher planeja novas ações para 2024

Dentre os eventos, cidade terá congresso de advocacia | Foto: Divulgação

No último dia 26, foi realizada a primeira reunião das advogadas da 3ª subseção de Petrópolis e São José, com a finalidade de planejamento das atividades e eventos voltados para toda a classe. O intuito é promover, novamente, as campanhas de absorventes voltadas para mulheres carentes, o combate à violência doméstica e a organização de um congresso municipal da advocacia feminina.

Em nota, a presidente da Comissão, Priscila Braga, ressaltou a importância do envolvimento da população e de toda advocacia petropolitana.

A espera acabou

Após dois meses da divulgação do resultado final do processo eletivo para estagiários da Prefeitura de Petrópolis, os estudantes finalmente foram chamados. Na última sexta-feira, o governo realizou um café da manhã de recepção para os aprovados e 100 deles participaram. Foram abertas 260 vagas e as provas foram realizadas em outubro.

Microchipagem em animais

A Prefeitura de Petrópolis informou que promoveu a microchipagem de mais de seis mil cães e gatos durante ações de castrações realizadas no município entre os anos de 2022 e 2023. Esta é uma cobrança dos protetores ao município, já que a medida auxilia o controle populacional dos pets e ajuda a combater o abandono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.