A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada na última semana, um requerimento de autoria do vereador Fred Procópio que pede a criação de uma Comissão Especial de Reestruturação da Saúde Mental no município.
A ideia é promover uma discussão sobre o tema, principalmente diante da defasagem no que diz respeito ao quadro de profissionais desta área, que, segundo o parlamentar, não conseguem dar conta de uma demanda cada dia maior.
No texto do documento, o vereador afirma que muitas dificuldades têm sido enfrentadas no mundo por conta da negligência aos cuidados com a saúde mental da população ao longo dos anos.
"Cuidar da saúde mental é fundamental, visto que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. Isso vale desde criança, para evitar que ela se prolongue com o passar do tempo. Após as tragédias do ano de 2022 enfrentadas na cidade é possível perceber um aumento significativo na demanda desse cuidado. Aqueles que sobreviveram a um dos momentos mais difíceis na história de Petrópolis ficaram absolutamente fragilizados psicologicamente e necessitam que o Poder Público se movimente para auxiliá-los. Este cuidado vem se mostrando cada dia mais essencial no que diz respeito, inclusive, à segurança pública, já que temos visto muitas discussões em torno das medidas necessárias para garantir mais segurança nas escolas, por exemplo", disse o vereador.