Nesta terça-feira (30) o Ministério Público Eleitoral (MPE), instaurou um procedimento investigatório contra a Prefeitura de Petrópolis após as questões da prova para o concurso público da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), realizado no último domingo (28). A investigação apura abuso de poder político e econômico por parte do prefeito Rubens Bomtempo e visa coletar informações sobre o concurso público.
De acordo com o MPE, as questões da prova, não são consideradas como pré-campanha eleitoral, visto que, para configurar o ato, é necessário o pedido de voto. O que, segundo o MPE, não aconteceu. No entanto, caso Rubens Bomtempo, seja acusado por abuso de poder político e econômico, pode receber penas como multa ou, a depender da gravidade, até mesmo ficar inelegível.
A prova realizada no último domingo por 8.829 pessoas, contou com questões que divulgavam nomes e ações da atual gestão. Entre elas, a questão 19, que perguntava qual prefeito de Petrópolis está no quarto mandato, "reconduzido" pelos petropolitanos ao cargo.
As provas também apontavam ações realizadas pela Comdep e Defesa Civil. Enquanto isso, no âmbito político, as críticas a Rubens Bomtempo permanecem. Na última segunda-feira (29), parlamentares criticaram duramente o modo como as questões foram apresentadas durante o concurso. "É um despropósito este tipo de abordagem em um concurso público citando o nome do atual prefeito, ainda mais em ano eleitoral. Considero oportunismo eleitoral a referida ocorrência", afirmou o vereador Fred Procópio (PL).
O Correio Petropolitano questionou a Prefeitura de Petrópolis, sobre a seleção das questões do concurso. Em nota, a prefeitura afirmou que a CPTrans é a empresa responsável pela realização do concurso público e que pediu esclarecimentos à empresa INQC, responsável pela execução do concurso público, sobre os questionamentos apresentados.
O INQC afirmou que, candidatos que quiserem, podem entrar com recurso no site do concurso.
Concurso de fotografia
Outro concurso promovido pela Prefeitura de Petrópolis também chama a atenção. É uma competição de melhores fotografias em que os candidatos deverão fotografar locais que receberam o programa Nosso Bairro, que realiza ações de asfaltamento, tapa buracos, dentre outras. A premiação está prevista para o dia do aniversário da cidade e o primeiro colocado deve ganhar R$ 1,5 mil.