Por: Redação

Petropolitanas: Casa de Petrópolis passará por restauração

'Casa dos sete erros', na Av. Ipiranga, é um ícone da cidade | Foto: Divulgação

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura (CPIC) recebeu sinal verde para captação de recursos para restauração e revitalização do imóvel histórico, construído no século 19 e que faz parte do patrimônio histórico da cidade. Com o projeto executivo aprovado na Lei de Incentivo Federal do Ministério da Cultura, PRONAC 238424, a instituição agora busca parceiros para sua materialização.

Com a captação, será contratada uma empresa especializada para elaboração do projeto executivo para revitalização, conservação, reformas e adaptações no imóvel, com objetivo principal de preservar a arquitetura e o acervo da Casa de Petrópolis.

E a primeira doação já foi feita pelo empresário Cesar Weinschenck de Faria, neto de Oscar Weinschenck, que dá nome a uma das ruas da cidade e foi o segundo prefeito da cidade de Petrópolis. "Apoiar a restauração da Casa de Petrópolis é investir no legado cultural da cidade, é um compromisso com a identidade histórica deste município e um convite para que outros se unam a esse esforço coletivo de preservação. Juntos, podemos garantir que este ícone histórico se perpetue por muitos e muitos anos", destaca Cesar.

 

Câmara vai promulgar lei contra eutanásia animal

Nova legislação é de autoria de Domingos Protetor | Foto: Divulgação/CMP

Na última semana, a Câmara Municipal de Petrópolis derrubou, mais uma vez, veto do Prefeito Rubens Bomtempo e irá promulgar a Lei que proíbe que proprietários de animais domésticos autorizem a eutanásia dos mesmos por motivos financeiros ou por conveniência. A proposta é de autoria do vereador Domingos Protetor.

A eutanásia em animais é o procedimento de cessação de sua vida por meios artificiais. A princípio, o intuito é evitar a dor e o sofrimento do animal quando este se encontra em estado de saúde crítico, sem possibilidade ou de difícil tratamento, ou quando as condições de sua existência seriam menos dignas do que a própria morte.

"Infelizmente, o Prefeito não está pensando no bem-estar dos animais e vetou esse projeto de lei que é de suma importância para a garantia da vida. Mas nós, vereadores, derrubamos este veto e teremos, sim, uma Lei que prioriza a vontade e o cuidado com os animais, além de proteger e preservar sua vida", defende Domingos Protetor.

Retorno do vale-educação

A Prefeitura de Petrópolis vai depositar, só nesta semana, os valores referentes ao Vale Educação às empresas de ônibus. O pagamento foi descontinuado em agosto, mesmo constando na planilha de reajuste da tarifa, o que pode impactar os cálculos em um novo aumento da passagem. Segundo o município, a descontinuidade foi devido à crise do ICMS.

Garantias para os rodoviários

Após o Correio Petropolitano mostrar a preocupação dos rodoviários da Petro Ita e Cascatinha, com uma possível reorganização das linhas, começam a surgir movimentos no meio político. O vereador Eduardo do Blog (Rep) e o deputado estadual Yuri Moura (Psol) estão cobrando do governo municipal uma garantia para a manutenção dos empregos destes funcionários. Até o momento, permanece o silêncio da CPTrans e das empresas de ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.