Petropolitanas: Poda de árvores volta ao jogo de empurra

Por Luana Motta

Por POR LUANA MOTTA

Reunião de alinhamento aconteceu em novembro

Em nova decisão contra a Enel Rio em Petrópolis, o juiz da 4ª Vara Cível, Jorge Martins, cobra também da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) a apresentação do Plano de Podas e Cortes de Árvores da cidade.

Em novembro do ano passado, a Comdep anunciou que estava iniciando um cronograma de podas em parceria com a Secretaria de Defesa Civil e Enel para minimizar os problemas ocasionados pela queda de árvores e de galhos na rede elétrica no verão. "Nosso objetivo é atuar nas regiões mais críticas da cidade e eliminar o mais rápido possível os cenários de risco. Por conta disso, solicitei a elaboração deste cronograma para que a Comdep e Defesa Civil trabalhem em conjunto com a Enel", disse o prefeito.

Menos de dois meses depois, após a decisão, a Companhia voltou atrás no cronograma. Ao Correio, a Comdep disse que a Enel é responsável pela supressão de árvores e galhos que afetam as redes elétricas. E que a Companhia apenas apoia os trabalhos da Enel, realizando o recolhimento do lixo verde proveniente das podas. Em relação ao trabalho de poda preventiva, disse que faz diariamente operações em todo o município em áreas onde não há passagem da rede de alta tensão.

Segundo a Comdep, em relação à decisão da 4ª Vara Cível, já apresentou à Justiça os relatórios solicitados.