Cae acompanha denúncia na merenda

Por Luana Motta

Operação Farnel da Polícia Federal em Petrópolis

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) em Petrópolis vai acompanhar junto à Prefeitura a apuração das informações que levaram a Polícia Federal a deflagrar a Operação Farnel, que investiga possível fraude em informações prestadas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A presidente do Conselho, Rose Silveira, disse ao Correio que ainda não foram notificados pelo Ministério Público, mas que vai solicitar à Prefeitura maiores esclarecimentos sobre o caso.

Na manhã desta terça-feira (16), a PF cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em endereços em Petrópolis e Areal ligados aos investigados por fraudar informações fornecidas ao PNAE. A investigação aponta que representantes de uma associação de produtores rurais de Petrópolis lançavam, em planilhas entregues à Prefeitura, valores e quantidade de alimentos que divergiam do que fora realmente adquirido dos agricultores associados, além de adulterar a qualidade e quantidade dos mesmos.

Segundo a presidente do CAE, Rose Silveira, o Conselho está à disposição para a investigação. "Agora, o Ministério Público acompanha sempre a merenda e isso é um processo lá de 2019 que ainda está em processo de apuração. Então, o CAI vai acompanhar o processo e entrar em contato com a Prefeitura para solicitar maiores esclarecimentos. Mas, estamos aguardando o comunicado do próprio Ministério Público e, se for necessário, o CAI está à disposição também para a investigação".

A Prefeitura informou que vai abrir uma sindicância e afastar os servidores envolvidos até que a investigação termine.