Por: Redação

Petropolitanas: Dom Joel é o novo bispo da Diocese de Petrópolis

Comunicado do Vaticano sobre escolha saiu nesta quarta | Foto: Divulgação

Dom Joel Portella Amado, 69 anos, é novo bispo da Diocese de Petrópolis, conforme publicação e anúncio do Vaticano, na manhã desta quarta-feira (31), e tem como lema de seu episcopado "Omnibus Omnia Propter Evangelium" (Tudo para Todos em favor do Evangelho). A posse está marcada para o dia 9 de março, às 8h30, na Catedral São Pedro de Alcântara, com a presença de todo o clero e bispos do Regional Leste 1.

Em sua primeira palavra ao povo da Diocese de Petrópolis, Dom Joel Portella, agradeceu ao Papa Francisco a nomeação e "gratidão desde já à Diocese de Petrópolis, que agora me acolhe para, juntos, caminharmos por onde o Bom Deus nos conduzir. Gratidão ao clero, que, nesses dias, está reunido em formação permanente. É fundamental estarmos juntos, rezando e refletindo sobre os rumos da missão. Gratidão a Mons. José Maria Pereira, administrador diocesano, pelo zelo com que vem conduzindo a diocese. Gratidão à vida consagrada, ao laicato e aos seminaristas".

Em sua mensagem inicial fez um pedido, "aquele que eu aprendi com o Papa Francisco: rezem por mim". E afirmou ainda que a "Diocese de Petrópolis, presente de Deus, tão carinhosamente preparado para mim, presente bem maior do que eu mereço, desde quando eu soube da nomeação, vocês já fazem parte das minhas orações. É muito significativo o fato de, em preparação ao Jubileu, estarmos no Ano da Oração. É bom iniciar uma missão em um tempo assim"

Atualmente ele é o presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), era bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e foi secretário-geral da CNBB, no período de 2019 a 2023, com destaque para sua atuação e animação pastoral da Igreja no Brasil, durante a pandemia da Covid-19.

Dom Joel nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de outubro de 1954. Estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez o Doutorado em Teologia. Cursou ainda a faculdade de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro.

 

Petrópolis já registra 91 casos prováveis de dengue em 2024

Também há registros prováveis de chikungunya | Foto: Arquivo/Agência Brasil

A alta nacional dos casos de dengue também está sendo sentida em Petrópolis. Segundo dados do Ministério da Saúde, já são 91 casos prováveis da doença na Cidade Imperial, só neste mês de janeiro. Em todo o ano de 2023, foram 111, ainda de acordo com a pasta federal.

Em todo o mês de janeiro de 2023, a cidade registrou dois casos. É o mesmo número de registros prováveis de chikungunya em janeiro de 2023 e 2024.

Com o aumento, a Prefeitura divulgou que reforçou as ações contra o mosquito Aedes aegypti em todo o município. O objetivo é acabar com os focos de proliferação da praga, que também transmite a zika e a chikungunya.

Problemas com ônibus

Continuam os problemas no transporte público. Nesta semana, passageiros filmaram um ônibus da Petro Ita totalmente torto. Já ontem (31), um coletivo da linha 470 - Santa Isabel colidiu em um caminhão no bairro Caxambu. Ninguém ficou ferido e o Setranspetro não informou as causas do acidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.