A Prefeitura de Petrópolis publicou o novo edital de licitação para escolher a empresa responsável pela terceirização de 1.223 cargos da educação. O pregão será realizado no dia 20 de fevereiro pelo menor preço global e a estimativa de custos com remuneração dos contratos é de R$ 64 milhões em um ano.
Em 2022, o governo de Rubens Bomtempo (PSB) realizou um concurso para preencher 877 vagas da educação, mas não foi o suficiente. Depois isso, o prefeito publicou um decreto em que extinguia diversos cargos do funcionalismo público não preenchidos pelo certame e oficializando a contratação por meio da terceirização.
A vereadora Júlia Casamasso (Psol) chegou a tentar um decreto legislativo que cancelava a extinção dos cargos, mas não recebeu apoio dos pares. Por três vezes, a votação foi adiada.
A empresa escolhida por esta nova licitação deverá contratar os profissionais por um período de 12 meses. Os cargos são: auxiliar de secretaria (80), auxiliar de serviços gerais (280), cozinheiro (350), cuidador (190), intérprete de Libras (2), inspetor (170), monitor (60), motorista (60), nutricionista (16) e vigia (15).