Por: Redação

Petropolitanas: Educação terá nova licitação para 1.223 cargos

Concurso de 2022 não foi suficiente para preencher vagas | Foto: Leandra Lima

A Prefeitura de Petrópolis publicou o novo edital de licitação para escolher a empresa responsável pela terceirização de 1.223 cargos da educação. O pregão será realizado no dia 20 de fevereiro pelo menor preço global e a estimativa de custos com remuneração dos contratos é de R$ 64 milhões em um ano.

Em 2022, o governo de Rubens Bomtempo (PSB) realizou um concurso para preencher 877 vagas da educação, mas não foi o suficiente. Depois isso, o prefeito publicou um decreto em que extinguia diversos cargos do funcionalismo público não preenchidos pelo certame e oficializando a contratação por meio da terceirização.

A vereadora Júlia Casamasso (Psol) chegou a tentar um decreto legislativo que cancelava a extinção dos cargos, mas não recebeu apoio dos pares. Por três vezes, a votação foi adiada.

A empresa escolhida por esta nova licitação deverá contratar os profissionais por um período de 12 meses. Os cargos são: auxiliar de secretaria (80), auxiliar de serviços gerais (280), cozinheiro (350), cuidador (190), intérprete de Libras (2), inspetor (170), monitor (60), motorista (60), nutricionista (16) e vigia (15).

 

Tudo em atraso

E ainda falando em licitação (ou falta dela), a Prefeitura anunciou a intenção de contratar uma empresa para produzir, planejar, coordenar e executar o Carnaval da Liberdade. O detalhe é que o município fez a divulgação no dia 1, às vésperas da folia, que já começa no dia 9.

Estas demoras do município prejudicaram o principal evento da cidade na temporada de Verão, o Natal Imperial. Pelo menos, para a Bauernfest, o governo de Bomtempo já escolheu a empresa responsável pela captação de recursos. Será a RP 12, por um contrato de R$ 25 mil.

Empresas de ônibus fecham vagas de emprego

Viações tiveram mais demissões que contratações | Foto: Thiago Alvarez

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apontam que as empresas de ônibus do transporte público de Petrópolis fecharam 35 vagas em 2023. Agora, desde o início da série histórica em 2020, já são 569 postos de trabalho extintos.

Enquanto isso, o setor de transporte em geral teve resultado positivo, apesar de fraco, com 12 vagas geradas. Todos os grandes setores (serviços, comércio, indústria, agropecuária e construção) também tiveram resultados positivos, com geração de vagas, apesar de em um ritmo menos acelerado que nos outros anos.

Reorganização das linhas

Em meio a esse cenário, os rodoviários também se preocupam com uma possível reorganização das linhas da Petro Ita e Cascatinha. A Prefeitura e o Setranspetro ainda não se posicionaram oficialmente. No entanto, o governo municipal tem dito que uma possível redistribuição das rotas não será uma iniciativa do Executivo e, sim, do poder judiciário.

Os boatos de uma possível troca das rotas, que seriam assumidas pela Turp e Cidade Real, preocupou rodoviários. Alguns chegaram até mesmo a cogitar a possibilidade de paralisação para cobrar uma resposta oficial do Poder Público.

Volta às aulas

As aulas da rede pública começam nessa segunda-feira (5), e a Prefeitura diz que as 192 unidades da rede municipal estão prontas para receber os cerca de 39 mil alunos. Faltou ressaltar que crianças PCDs não terão o apoio dos estagiários neste primeiro dia, já que só retornam no dia 19. Faltou informar ainda o planejamento para o trânsito e transporte público, que já deixa os moradores preocupados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.