Por:

Enel reforça podas após cobranças da justiça

Concessionária promete incremento nos serviços | Foto: Divulgação

A Enel Distribuição Rio informou que intensificou as ações de manutenção preventiva na Região Serrana, que incluem o reforço de podas de galhos e árvores com potencial de impacto na rede. Além de programar cerca de 19,5 mil podas para o primeiro trimestre apenas na região, um incremento de 245% em relação ao mesmo período de 2023, a distribuidora segue trabalhando também em parceria com condomínios dos municípios.

A divulgação da companhia vem em um momento em que a empresa enfrenta problemas judiciais. Em Petrópolis, por exemplo, há duas ações do Ministério Público do Rio de Janeiro. Em uma delas, o juiz da 4ª Vara Cível pediu que a concessionária apresente um plano de contingência específico para os atendimentos na Cidade Imperial.

No ano passado, foram realizadas 7 mil podas em conjunto com condomínios de Petrópolis (Posse, Itaipava, Nogueira, Secretário, Correa e Vale das Videiras), Areal e Teresópolis.

"Nesta parceria com os condomínios, quando solicitada, a Enel vai aos locais apenas fazer o desligamento da rede elétrica para que as empresas contratadas pelos clientes possam atuar de forma mais efetiva", comenta o gestor da área operacional na região Serrana, Rodrigo Luiz. A concessionária ressalta que a manutenção da arborização no espaço público, incluindo podas preventivas e periódicas para evitar o contato das árvores com a rede elétrica, é atribuição de responsabilidade das prefeituras.

A Enel, por sua vez, realiza podas de forma preventiva e emergencial, quando os galhos de árvores já estão muito próximos ou tocando os condutores da companhia, podendo causar quedas de energia e acidentes com a população. O objetivo das ações é minimizar o contato com a rede, evitando curtos-circuitos que prejudicam o fornecimento de energia. A proximidade da vegetação com os condutores e a queda de galhos e árvores sobre a rede são algumas das causas mais comuns de interrupções do serviço, especialmente no verão em razão de chuvas e ventos.

"Acreditamos que este trabalho é de extrema importância para tornar a rede menos exposta a intempéries climáticas. Tudo é feito com muito cuidado e respeito à vegetação, para que haja um equilibro em nossa operação, sem privar a população também das sombras e da beleza das árvores", destaca José Luis Salas, diretor de Operações de Redes da Enel Distribuição Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.