Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Carnaval de Petrópolis com segurança privada

Reunião de alinhamento com as forças de segurança | Foto: Divulgação/Ascom

O Banho à Fantasia no Quissamã previsto na programação do Carnaval de Petrópolis terá segurança privada. O Instituto Municipal de Cultura (IMC) vai contratar, com dispensa de licitação, 30 seguranças desarmados para apoiar o evento, que será realizado no dia 11, no domingo de carnaval, às 10h. A justificativa dada pela Prefeitura no termo de referência, além da necessidade de reforço na segurança, diz que não se justifica a realização da contratação de servidores efetivos - através de procedimento complexo de concurso público - para atender a uma festividade específica no calendário anual. Na última semana, aconteceu uma reunião entre Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar para definir o esquema de segurança durante a programação do carnaval em Petrópolis.

 

Rolezinhos de moto

Em dezembro do ano passado, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou um concurso público para a Guarda Civil Municipal, como medida para combater as motos irregulares no município. Após os "rolezinhos de Natal", a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, sob a gerência de Ramon Mello, iria intensificar a fiscalização para combater as irregularidades. A reunião extraordinária com as forças de segurança ficou por isso, até agora não foi divulgado o esquema especial de segurança e ordem pública para o carnaval.

Bloco da "tapeada de carnaval"

Limpeza e roçada para o Carnaval em Petrópolis | Foto: Divulgação/Ascom PMP

Nesta semana, a Companhia Municipal de Desenvolvimento (Comdep) começou o serviço de limpeza e roçada nos bairros que vão receber a programação de carnaval. No Itamarati, além do serviço de capina e roçada, pintura de postes, manutenção de pontes e parquinhos, remoção de entulho, além da substituição, reparo e instalação de lixeiras e contêiners. O mesmo acontece na Rua 24 de Maio, que está recebendo reparo nos pontos de ônibus e corrimões. A comunidade realiza no domingo, dia 11, o desfile do bloco Guerreiros da 20.

Novo regulamento da FERJ

Com a finalidade de qualificar e organizar as competições oficias de base, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) decidiu que a partir de 2025, somente os clubes filiados e com no mínimo 2 anos de filiação poderão participar das competições oficiais, como por exemplo o Campeonato Metropolitana. A informação foi confirmada por uma fonte da Federação, ao Correio da Manhã.

Até este ano, os campeonatos de base chancelados pela FERJ eram abertos a clubes amadores e escolinhas. A nova regulamentação permite qualificar melhor as competições, como as tradicionais Taça Guanabara e Taça Rio.

Por sua vez, a nova regulamentação impacta diretamente nas escolinhas e clubes amadores, que não poderão disputar torneios oficiais, ficando como opção a disputa de competições amadoras.

Para os jovens jogadores que sonham em ser profissionais a busca por um clube filiado (profissional) se torna ainda mais importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.