Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Enfrentamento às mudanças climáticas é tema de evento

No Caxambu, o cenário de destroços da tragédia | Foto: Raphaela Cordeiro

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) promovem nesta semana a 2ª Jornada da Virada Climática. O evento, criado em 2022, tem como objetivo promover a reflexão e a busca por soluções para a questão do clima e suas consequências. Neste ano, o tema "Petrópolis 40º: e agora?", chama atenção para as características da cidade, os impactos mais severos na população mais vulnerável e as consequências das mudanças na saúde. O evento terá a presença de renomados especialistas na área, como o professor e pesquisador do Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Andrews José de Lucena; a pesquisadora do Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental (LabCAA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Camila de Moraes Gomes Tavares, e o cardiologista, Gustavo Borges Barbirato. A Jornada será realizada no dia 23 de fevereiro, a partir das 14h, com entrada franca. Para participar, basta se inscrever pelo site www.unifase-rj.edu.br.

 

Carnaval no Vilarejo reuniu cerca de 14 mil pessoas

O grupo Taruíra sacudiu o público no Vilarejo | Foto: Thayná Delgado

O público que visitou o Shopping Vilarejo durante os dias de carnaval conseguiu matar a saudade da folia mais animada da cidade. Entre sábado e terça-feira, o Vilarejo sacudiu Itaipava com programação recheada e totalmente gratuita. Cerca de 14 mil pessoas, ao longo dos quatro dias, aproveitaram o melhor das marchinhas, com a pitada única de maxixe e chorinho do grupo Taruíra. A festa também contou com a animação do Dj Cris. Sucesso na programação, o carnaval do Vilarejo teve ainda uma competição de fantasias com premiação para as crianças e seus pets no 'Carnavau Au Au'. Quem esteve presente, saiu com gostinho de quero mais. Na foto, o grupo Taruíra que recebeu domingo, Suzane Werdt nos vocais, sacudindo o público com o melhor do Carnaval.

Prevenção ao diabetes nas escolas I

A Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, durante sessão realizada no dia 08, um projeto de lei de autoria do vereador Eduardo do Blog, que institui o Programa de Prevenção ao Diabetes nas escolas e creches públicas municipais. O objetivo é detectar alunos diabéticos ou com tendência a desenvolver a doença, encaminhando-os para tratamento de saúde e alimentação adequada. Para tanto, o texto prevê a aplicação, no ato da matrícula, de um questionário com perguntas padrões aos pais dos alunos.

Prevenção ao diabetes nas escolas II

Em caso de respostas positivas, o aluno será encaminhado à rede pública de saúde pedindo prioridade no atendimento para consultas e exames específicos para a constatação de problemas de saúde relacionados ao diabetes. Em caso de diagnóstico positivo e diante da necessidade de prevenção ao agravamento, os pais poderão apresentar na escola o laudo médico indicando qual a restrição alimentar do aluno, anexando-se cópia ao prontuário escolar, para providências de alimentação diferenciada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.