Municípios da região aderem programa Federal de dignidade menstrual

Por Leandra Lima

Iniciativa visa beneficiar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social extrema

Os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, São José do Vale e Paty de Alferes, já aderiram ao programa do Governo Federal “Dignidade Menstrual”, que oferece gratuitamente absorventes para mulheres e pessoas que menstruam. Nas cidades, as farmácias credenciadas no programa “Farmácia Popular” já estão distribuindo o material higiênico. Para conseguir o acesso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) além de portar um CPF válido, caso não tenha o CadÚnico, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município, estão orientados a fazer a inscrição para o programa.

O Ministério ressalta que a iniciativa visa beneficiar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social extrema ou que têm baixa renda. A ação reforça o combate à pobreza menstrual no Brasil, que segundo o estudo produzido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e Fundo de População das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), mais de 713 mil pessoas que menstruam no país, vivem sem acesso a banheiro e chuveiro em casa, e 4 milhões não acessam itens básicos de cuidado menstrual nas escolas.

A UNFPA e a UNICEF reforçam que é necessária a atenção primária à saúde por parte do governo, pois a pobreza menstrual vai além da falta de acesso a absorventes, ela é ligada à escassez de água potável, papel higiênico e também entrelaça com o direito à informação a respeito da menstruação e integridade feminina.