A música pode ser concebida como combinação harmônica e expressiva de sons. Através dela somos capazes de captar sentimentos e os traços de uma cultura. A arte é uma das manifestações culturais que influenciam diretamente na saúde mental das pessoas. Quem nunca escolheu uma música baseada no mood do dia, para demonstrar o estado de alegria, tristeza, euforia, entre outros. Muitas pessoas gostam tanto dos sons, melodias e das sensações proporcionadas pela expressão artística, que precisam externá-las, como a cantora, Marcela de Sá, que descobriu sua vocação, após passar anos admirando o feito musical, até finalmente começar a praticá-lo como profissão. Em 2023, Marcela apresentou seu primeiro show autoral, no Festival de música Rock The Mountain, que aconteceu no Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava.
Marcela de Sá iniciou a jornada musical ainda criança. Na infância, participava do coral "Meninas Cantoras", uma instituição tradicional da cidade de Petrópolis. Após sua experiência, e já com mais idade, começou a se desenvolver no setor, buscando conhecimento em diversas áreas técnicas, porém com a pressão social, que lê a arte como um objeto de hobby e não como uma profissão. "Crescendo, foi assim que ouvi as pessoas ao meu redor falando sobre minha música. Com isso deixei a vontade resguardada e acessei o canto como um hobby, por muito tempo", disse a cantora.
Na tentativa de exercer seu sonho apenas como um hobby, a cantora trabalhou muitos anos com produção artística, e continuou a estudar música e teatro. Em meio aos trabalhos no backstage, Marcela resolveu montar o próprio musical, onde contou com a escrita do poeta nordestino Aderaldo Luciano. A peça tinha concepções nordestinas, uma marca presente nas músicas da cantora. Depois da estreia do musical, a artista começou a cantar e fazer shows na cidade, e esses foram os primeiros passos para que ela se estabelecesse na profissão.
Na mesma época, Marcela de Sá, começou a gravar singles com suas ideias pessoais e de estilo próprio. "Essa é uma fase muito especial e importante da música. É no single que o cantor coloca sua própria identidade e linguagem. Quando comecei a gravar minhas próprias músicas, senti os caminhos se abrirem para mim", fala. O primeiro single da artista foi lançado pela Universal Music durante a pandemia. Isso a motivou a continuar a descobrir seu estilo, que é uma mistura de MPB com Rock nordestino.
Marcela procura expressar através da música mensagens profundas que exprimem sentimentos de cura e valorização, principalmente para as mulheres. "Acredito que todo artista é um ser político, todos nós somos, mas uma artista mulher é ainda mais, sabemos quantas portas se fecham só por esse fato, é uma luta chegar num lugar de maior visibilidade. Durante a minha caminhada, eu percebi a luta das mulheres em alcançar esse espaço, e com isso eu procuro passar para as pessoas um questionamento sobre onde estamos, como vivemos. Paralelo a esta concepção percebo que precisamos ser afetados por sentimentos positivos de energias boas, cura para a alma. Então esse é um dos pontos que eu também procuro passar, mensagens bem positivas, de cuidado", disse.
O último single da cantora foi "Rotas", lançado em 2023. Nele está expresso que todos têm direito de acreditar nos sonhos e tem a força e coragem de fazê-los se tornar realidade. "Acreditar em si e nos outros é uma força e um ato de coragem, todos nós somos importantes, nossas ideias e sentimentos são válidos. Acredito que podemos chegar em qualquer lugar se acreditarmos em nós mesmos", disse.