Por: Redação

Parnaso é destaque no turismo e pesquisa

O Parque Nacional da Serra do Órgãos (Parnaso) no Estado do Rio de Janeiro foi o décimo parque mais visitado em todo o Brasil no ano de 2023, o levantamento foi apresentado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nas últimas semanas. O que demonstra que os municípios do interior - Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim - têm muito a oferecer em atividades de ecoturismo e turismo de aventura.

O parque completou, em novembro do ano passado, 84 anos de criação. E muita coisa mudou desde então. O decreto que estabeleceu sua criação foi em 1939, não incluiu Guapimirim, a cidade ainda não havia sido fundada, o que só aconteceu em 1990. O Parnaso é o terceiro Parque Nacional mais antigo do país. Apenas Parna Itatiaia (1937) e Parna Iguaçu (1939) o antecederam.

Recentemente, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi sancionada lei que previa a privatização de alguns serviços oferecidos pelo parque. A possibilidade de mudança gerou protestos entre montanhistas e simpatizantes da causa ambiental. Em fevereiro, um decreto que retirou o Parnaso da lista de unidades de conservação e parques do programa de privatização estabelecida pela lei anterior. Alguns serviços ainda podem ser concedidos à iniciativa privada, como o serviço de guarda parques.

Mas o Parnaso hoje é muito mais do que um dos locais mais visitados para o turismo, pode ser considerado como um centro de preservação e pesquisa, onde são desenvolvidas diferentes pesquisas para conhecimento e conservação de várias espécies de animais e plantas ameaçados de extinção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.