Por: Redação

Petrópolis registra baixa adesão à vacina da gripe

Campanha continua até o dia 31 de maio nas 41 unidades de saúde da cidade | Foto: Divulgação/PMP

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe completa um mês nesta quinta-feira (25), mas quem ainda não se vacinou tem até o dia 31 de maio para se imunizar. A situação é preocupante com a baixa adesão de vacinados. Em Petrópolis, segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, apenas 25,45% do público-alvo foi vacinado, o que representa 25.989 pessoas.

Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados neste domingo (22), apenas 22% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe se imunizou até o momento. Isso representa 14,4 milhões de doses aplicadas de um total de 75,8 milhões de pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

"A partir de agora, a expectativa é imunizar 75 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, professores da rede pública de ensino, entre outros públicos prioritários", disse, na ocasião, a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo a Estratégia Nacional de Vacinação contra Influenza, é necessário imunizar ao menos 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação durante toda a campanha. Em Petrópolis, aproximadamente cerca de 130 mil pessoas estão dentro do público-alvo. A campanha continua até 31 de maio em 41 unidades de saúde do município.

A vacina em 2024 é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A composição do imunizante muda a cada ano, conforme as cepas do vírus que mais circulam no momento, informadas nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como o vírus influenza sofre constantes mutações, é importante tomar a vacina atualizada todos os anos para manter a proteção

Público-alvo

Crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, maiores de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da área de saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, pessoas com comorbidades, professores, pessoas em situação de rua, integrantes das forças armadas, de segurança ou salvamento, agentes penitenciários, trabalhadores portuários, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano ou de longo curso.

Para se vacinar, é preciso levar carteirinha de vacina (caso tenha), CPF e algum documento que comprove ser parte do público-alvo. Para acamados os responsáveis devem solicitar a vacinação na unidade de saúde do SUS mais próxima de sua residência.

Por que devo
me vacinar?

De acordo com a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza. Quem tomou o imunizante em 2023 ou nos anos anteriores também deve receber a vacina atualizada. As vacinas são comprovadamente eficazes e protegem contra as cepas atualizadas.