Por: Gabriel Rattes

Gabriela Camara garante pódio no brasileiro de Jiu-Jitsu

Gabriela Camara garante pódio no Brasileiro de Jiu-Jitsu | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Gabriel Rattes

A atleta da Icon Petrópolis, Gabriela Camara, conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu. A competição organizada pela principal liga do esporte no mundo, International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF), foi realizada neste fim de semana em São Paulo, no Ginásio Poliesportivo José Correa - Barueri. Gabi competiu pela faixa azul, na categoria adulto até 74kg. Ainda na primeira luta, a atleta lesionou o joelho, limitando o estilo de jogo para as próximas lutas. Mesmo assim, ainda disputou as quartas de final e semifinal lesionada.

"Terceira colocada no campeonato, mas sempre pensando no que poderia ter sido diferente. Infelizmente torci o joelho na primeira luta o que me impediu de soltar mais o jogo nas lutas seguintes devido a dor, fui até meu limite nas condições que tinha. Mesmo com todas essas circunstâncias gostaria de agradecer primeiramente a Deus por trabalhar com o que eu amo e minha equipe, família e amigos por me ajudarem a chegar até aqui", afirmou Camara.

Embora tenha conquistado a terceira colocação, o mestre e treinador da atleta, Mauro Ferreira, considera como se fosse uma medalha de ouro. "Mesmo com uma lesão grave no joelho, ela foi mancando e lutando até chegar na semifinal, sem condição nenhuma de luta. Exemplo de garra, determinação e teimosia também, já que eu não queria que ela lutasse após a primeira. Mesmo assim, sua garra foi fundamental para essa medalha. Orgulho, bronze com gosto de ouro", enfatizou.

Líder do ranking

Gabriela é natural da Bahia, mas chegou em Petrópolis com dois anos de idade. Atualmente lidera o ranking nacional da faixa azul na categoria absoluto, segunda colocada na categoria meio pesado e terceira colocada na faixa azul geral. No 'currículo' do Jiu-jitsu, Gabi conta com títulos como: campeã brasileira com e sem kimono, da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ); campeã sul-americana, da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF); campeã do europeu de 2022 e duas vezes terceiro lugar em 2023 (categoria e absoluto); e nos Opens da CBJJ possui mais de 12 pódios como campeã.