Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Comitê Piabanha debate solução para inundações

Vereador Hingo Hammes em evento na UNIFASE | Foto: Divulgação

O Comitê Piabanha realizou nesta quinta-feira (25) o seminário: "Existem soluções para as inundações em Petrópolis?", com a participação da sociedade civil e especialistas em prevenção e mitigação de risco de desastres. Entre as autoridades presentes, participou o vereador e pré-candidato a Prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, que falou sobre a emenda que incluiu na Lei Orgânica do município que obriga o prefeito a investir 2% do orçamento do município em prevenção. Durante sua fala, também reforçou que só pensando de forma preventiva podem evitar tragédias. O objetivo do evento foi de refletir e propor iniciativas e projetos para a mitigação de inundações em Petrópolis.

 

Impacto nos rios

Recentemente, a Prefeitura apresentou uma proposta de instalação de piscinões para tentar minimizar o impacto das chuvas no Rio Quitandinha. O projeto, no entanto, tem sido criticado por especialistas por não apresentar viabilidade concreta de que poderá ser colocado em prática. O encontro, que aconteceu no auditório da UNIFASE, em Petrópolis, foi realizado em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Rede Ser.ra e Vigilantes da Chuva.

Ubuntu é patrimônio cultural imaterial de Petrópolis

Festa celebra a memória negra em Petrópolis | Foto: Divulgação/Petrópolis Convention

A UBUNTU, Festa Afro Diaspórica, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do município. A celebração ocorre anualmente em Petrópolis no mês de novembro, com destaque para o dia 20, por ser uma data de reflexão, o Dia da Consciência Negra. O feito foi possível por meio da Coletiva Feminista Popular, através do trabalho e da articulação da Débora Pena, membro da coletiva e também da audiência pública sobre 'A Memória Negra e Trabalhadora de Petrópolis', realizada em novembro do ano passado, que contou com a participação do professor José Luiz, do pesquisador, Lucas Ventura, e de Ester Guerra, que também é membro da coletiva.

Comissão de licitação

O Tribunal de Contas do Estado suspendeu a licitação para a concessão das linhas que são operadas pela empresa Cascatinha, em Petrópolis, que estava prevista para esta semana. Assim como o Tribunal de Justiça do Rio, o TCE também apura possíveis irregularidades na elaboração do edital. Na cronologia: em 2019, o TCE decide pela realização de uma licitação para a concessão das linhas; 2021, inicia a elaboração do edital pelo governo interino de Hingo Hammes; em 2022 e 2023, a gestão de Rubens Bomtempo diz que está dando andamento na elaboração do edital. Uma comissão foi criada especialmente para a elaboração do documento; em 2024: o edital com possíveis irregularidades na sua elaboração é barrado pela Justiça e Tribunal de Contas.