Por: Gabriel Rattes

Ângela Azevedo da Team Lacerda leva dois cinturões no Estadual

Victor Lacerda e Ângela Azevedo comemoram ao fim da competição estadual | Foto: Divulgação

Por Gabriel Rattes

A atleta petropolitana Ângela Azevedo, da academia de lutas Team Lacerda sagrou-se bicampeã Estadual de Kickboxing neste último fim de semana. Realizado na cidade de São Gonçalo, o evento é o principal campeonato do estado do Rio de Janeiro. A atleta de apenas 14 anos, disputou ao todo quatro lutas, em duas categorias diferentes. Das quatro vitórias, duas delas foram por nocautes técnicos. Enrico Lacerda também sagrou-se campeão, na modalidade Low Kicks (até 60kg), sendo assim, três cinturões para a cidade. Agora, ambos se preparam para a disputa do Campeonato Brasileiro, que ainda não tem data e local definidos.

De acordo com o líder e treinador da equipe, Victor Sabadini Lacerda, os cinturões são extremamente importantes para a cidade já que é a principal competição do Estado, assim, influenciando diretamente na visibilidade dos atletas. "A sensação é a melhor possível, de muita alegria, de realmente ver o que os atletas se dedicam e estão colhendo resultados. Eu tenho estudado muito a respeito das modalidades para melhorar cada dia mais a qualidade do treinamento deles e para que a gente consiga traçar voos mais altos", enfatiza Lacerda. Quanto a preparação para os campeonatos, Victor explica que é um trabalho diário e intenso. "A dieta aperta um pouco na reta final das competições, para a gente conseguir bater o peso e estar dentro da categoria", explicou.

Ângela disputou ao todo quatro lutas, sendo duas na modalidade Light Contact, na qual se tornou bicampeã, e duas na Kick Light, se tornando campeã. Das quatro lutas, duas vitórias vieram por nocaute técnico. "A preparação para esse campeonato foi muito dura pois foi minha primeira competição disputando em duas modalidades. Eu estava treinando de quatro a cinco vezes na semana, sendo um treino por dia, dependendo do dia, dois treinos", explicou.

"Uma coisa que eu nunca pensei era de começar a lutar na minha vida. Foi uma coisa muito no susto, mas foi muito bom, gosto muito de lutar. O período de treino é difícil, cansativo, mas eu gosto", completou, Ângela.

A história da jovem com as lutas começou através do Projeto Esperança, iniciativa que ofereceu assistência para as famílias vítimas das chuvas em 2022. Ângela e a família foram vítimas da tragédia, e por indicação da irmã, ela se inscreveu no projeto. "Minha irmã decidiu me inscrever para o projeto assim que anunciaram e me ajudou a lidar com a situação. Comecei o projeto na igreja e com meu desempenho e esforço acabei ganhando uma bolsa no CT Team Lacerda", contou Azevedo. Inicialmente a atleta começou com taekwondo, posteriormente começou a praticar o Kickboxing.

Taekwondo

No próximo mês, Enrico e Ângela irão estrear na faixa preta de Taewkwondo. Os dois atletas vão disputar o Campeonato Estadual de Taekwondo, valendo uma vaga na seleção do Rio de Janeiro. A competição que será realizada em Niterói, organizada pela Federação Estadual de Taekwondo, também valerá vaga para o projeto Bolsa Atleta e para o Campeonato Brasileiro da modalidade. "Vai ser muito bom. Os treinamentos estão afiados, vamos pra cima. Também vai ser a nossa estreia representando o Botafogo Taekwondo", finalizou Victor Lacerda.