Por: Yasmim Grijó

Terra Santa promove projetos sociais

Projeto Social Terra Santa Petrópolis | Foto: Divulgação/Terra Santa

Por Yasmim Grijó

O Centro Educacional Terra Santa, fundado em 14 de abril de 1918, é uma instituição que atua há 106 anos em Petrópolis e sempre trabalhou com Projetos Sociais, atendendo às camadas mais vulneráveis da população. Atualmente, eles possuem três projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos.

A Coordenadora Geral, Andréa Fecher, destaca que todos os programas visam o acolhimento, o cuidado com a saúde física e mental, e a oportunidade de uma vida melhor atendendo pessoas em vulnerabilidade social.

"Ao mesmo tempo em que acolhemos as crianças e adolescentes, trazemos as famílias para o nosso convívio, desta forma ampliamos a rede que apoia e fortalece o desenvolvimento integral de cada indivíduo, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor que valoriza os laços familiares e comunitários", diz.

Aquarela

Criado em 2001, o projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município, e atende 70 crianças de 6 até 12 anos. "O trabalho desenvolvido tem como objetivo o fortalecimento de vínculos e acontece por meio de oficinas com temas baseados nos interesses, demandas e potencialidades das crianças", explica a coordenadora.

As oficinas são desenvolvidas por meio de experiências lúdicas, culturais e esportivas que trabalham a formação humana, as formas de expressão, a interação, a aprendizagem, a socialização e a proteção social, contemplando com o fornecimento de duas refeições diárias.

De acordo a Instituição, quando as crianças saem da escola (no período da manhã) permanecem no projeto participando de oficinas e atividades, além de ter alimentação, os educandos também são atendidos pela psicóloga e as famílias acompanhadas pelo Serviço Social.

Semeando Cidadania

O projeto visa o atendimento a adolescentes e jovens a partir dos 14 anos em oficinas de aprimoramento profissional ou de lazer. O principal objetivo é proporcionar formação cultural e profissionalizante através de cursos, oficinas e palestras de orientação para o trabalho.

Atualmente atende cerca de 130 pessoas, entre elas adolescentes, jovens e adultos. No trabalho junto a esse público é importante conciliar o valor de duas frentes: acesso e permanência na escola e a circulação e ampliação do universo de interação sociocultural.

Fórmula do Bem-estar

Criado para atender o público com idade a partir de 50 anos, o projeto oferece assistência digna e eficiente visando a melhoria da atenção preventiva. Atualmente, conta com voluntários para ministrar oficinas de biodanza, alongamento, dança de salão, artesanato e informática.

Segundo a coordenadora, o diferencial do projeto é caracterizar a responsabilidade social, tornando o público mais consciente e tornando os idosos multiplicadores do projeto para que possam atuar em suas comunidades.

Atualmente, o projeto conta com vagas para: sentando cidadania futebol (18 vagas); basquete (20 vagas); montagem e manutenção de computadores (10 vagas); fórmula do bem-estar biodanza (10 vagas); alongamento e dança de salão (10 vagas). As atividades do Centro Educacional Terra Santa são mantidas através de editais e parcerias com o CMDCA e, principalmente com a doação feita pelos benfeitores e voluntários.