Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Vereador pede informações sobre folha de salarial

Gabinete de Bomtempo aumenta salários e reduz cargos | Foto: Divulgação

Após uma reportagem do jornalista Gabriel Rattes, do Correio Petropolitano, sobre o aumento da folha salarial no gabinete do prefeito Rubens Bomtempo, o vereador Octavio Sampaio afirmou que irá solicitar um requerimento de informação para investigar a situação. A reportagem em questão encontrou, em dados disponibilizados no Portal da Transparência do município, uma queda de 12 pessoas nomeadas no gabinete do prefeito de 2024, sendo que o valor mensal a ser pago de salários aumentou em R$ 23.454,74, quando comparado ao governo de Bernardo Rossi (2020). Ambos os dados foram coletados no mês de março de cada ano, início de campanha eleitoral.

 

Falta transparência

Outro detalhe analisado pela equipe do Correio é a falta de transparência em relação a como os dados são disponibilizados no site oficial da Prefeitura. A folha de pagamento de janeiro de 2020 não consta no Portal. Já quanto aos documentos que estão disponíveis no site, apenas são informados os seguintes dados: nome do servidor, matrícula, tipo de contrato, nível, cargo, data de admissão, órgão, carga horária, situação (ativo, reativado ou exonerado) e valor bruto do salário. Não são discriminados o valor do salário bruto, os descontos, bonificações e salário líquido.

Projeto quer registrar memória dos petropolitanos

Imagem aérea da Catedral São Pedro de Alcântara | Foto: Filipo Tardim

Petrópolis está prestes a ganhar um registro único de suas memórias e perspectivas. Com o lançamento do projeto "Petrópolis de Cada Um", os moradores são convidados a compartilhar suas experiências e visões sobre o que torna esta cidade tão especial. O objetivo ao coletar as respostas em um formulário é produzir um documentário curta-metragem - uma representação autêntica e emocionante das histórias e percepções dos próprios moradores sobre o município. O formulário está disponível no link https://forms.gle/MMB2WmEJjPEXaKTNA.

O projeto foi contemplado no Edital de Produções Audiovisuais (Chamada Pública 02/2023) realizado pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Governo Federal através da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo, e tem apoio do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo C.E. Dom Pedro II EMI-AV.

Destaque na saúde

O Projeto de Práticas Integrativas Comunitárias, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Petrópolis, conquistou um lugar de destaque ao ser selecionado para representar a cidade na 19ª Mostra "Brasil, aqui tem SUS", durante o 38º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Porto Alegre, em junho. O trabalho foi escolhido em sétimo lugar entre 24 projetos apresentados por outros municípios do Estado durante a 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems-RJ/IdeiaSUS - Fiocruz, realizado na última quinta-feira (25).