Preparação para o Festival MPT de Muay Thai no Rio de Janeiro

Competição será realizada no dia 21 de abril, na Rocinha

Por Gabriel Rattes

Caique Farias e Victor 'Nove' representarão Petrópolis no Festival MPT de Muay Thai

Caique Farias e Victor 'Nove' Gustavo representarão a cidade de Petrópolis no Festival MPT de Muay Thai. A competição será realizada no dia 21 de abril, na Estrada da Gávea - Rocinha. Para os atletas da Academia Fight Corner, o torneio tem grande importância, já que é o primeiro que irão disputar no ano de 2024. Para Victor é mais especial ainda, por ser a primeira vez competindo com o nome da Fight Corner. "É uma responsabilidade enorme. Para o cenário de Petrópolis só tem a somar, hoje nós temos os melhores lutadores de Muay Thai do estado e trazer os títulos mostra o resultado do esforço de meses de trabalho", enfatiza Nove, como é conhecido entre os lutadores.

Victor Nove afirma ter tido um treino específico para corrigir aspectos do estilo de luta, dentre eles: trabalhar a calma internamente e colocar mais agressividade no estilo de jogo na hora certa. "Investimos bastante tempo para fazer tudo dar certo. Nessa competição, além dos treinos corpo a corpo na academia, intensificamos os treinos de força muscular, contando agora com aulas de respiração e preparo psicológico, o que faz uma grande diferença no nosso resultado", explicou.

Quanto à dieta, o atleta afirma que é a parte mais difícil da preparação. "A dieta é uma parte delicada na rotina de um atleta. São muitos cortes de peso até o dia da competição, o que afeta diretamente o nosso humor e até mesmo a forma como agimos. Mas com muito foco e apoio de toda a equipe, conseguimos fazer dar certo", disse.

Depois do MPT, Victor já tem competições agendadas e irá participar do Iguaçu Fight no dia 19 de maio. "Eu digo que podem esperar que farei o meu melhor nas competições, como faço todos os dias. Todo dia me levanto de manhã, acordo e sigo uma rotina puxada e penso que se eu não puder dar a melhor versão de mim, não tem motivo para treinar. Tem sido um trabalho de muita dedicação para que tudo dê certo", finalizou.

Caique Farias

O MPT será a primeira luta de Caique Farias depois da disputa do WBC Muay Thai Brasil, um dos principais eventos da modalidade no país. Na ocasião, Caique terminou na terceira colocação. "Estou animado com essa próxima competição, quero usar todo o conhecimento que juntei ao longo destes últimos meses para aplicar nesta próxima luta. Este título não é importante só para mim, mas para toda a Academia de Lutas Fight Corner. Esta será a nossa primeira luta pela academia, um passo importante para nos consolidarmos no cenário profissional", afirmou.

Caique acredita que a vitória pode incentivar novos atletas. "Os resultados positivos também podem ser uma forma de inspirar esta geração de novos atletas que têm treinado bastante, mostrando que é possível conquistar um espaço em meio ao cenário competitivo".

Em preparação à luta, Farias intensificou os treinos de boxe, que agregam diretamente ao Muay Thai, já que ambos os estilos são permitidos socos. "Intensificamos muito os treinos de boxe, aumentando o volume de golpes, trabalhando entradas, saídas e esquivas. Por muito tempo, tive 'receio' e dificuldade em aplicar os socos durante a luta, mas hoje em dia é um dos pré-requisitos principais", afirmou.

Para o ano de 2024, Caique busca participar de, no mínimo, mais quatro competições. São elas: Number One, Maximum, Attack Fight e Hanuthai. "São os principais para este ano, vou trabalhar bastante para lutar em todos eles", finalizou o atleta.