Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: 26º BPM em Petrópolis tem novo comandante

Tenente-coronel PM Guimarães | Foto: Divulgação/PMERJ

O 26º Batalhão da Polícia Militar em Petrópolis tem novo comandante, deixa o posto o coronel PM Soliva e quem assume é o tenente-coronel PM Marcello Henrique Ferreira Guimarães. Com 29 anos dedicados à Polícia Militar, Coronel Guimarães já esteve no cargo de chefe da Seção de Pessoal do 26? BPM no começo dos anos 2000, e agora retorna assumindo o maior cargo da unidade.

Guimarães tem em seu currículo o comando de diversas unidades, dentre elas o 22º BPM (Maré), 40º BPM (Campo Grande), 35º BPM (Itaboraí) e o BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas), Além de ter exercido funções de chefia em diversas unidades, tais como: CPROEIS (Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança), 7º BPM (São Gonçalo), 12º BPM (Niterói) além do 4º CPA (Comando de Policiamento de Área), responsável pelos batalhões da região dos lagos.

 

Colóquio sobre Políticas Públicas no LNCC

Supercomputador Santos Dumont no LNCC | Foto: Wellington Daniel

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) realizará entre os dias 29 e 31 de agosto o "Colóquio Políticas Públicas Estruturantes para o Brasil - Século XXI", que debaterá problemas locais e nacionais em áreas que são extremamente sensíveis no momento atual, como: transporte público, moradias, acessibilidade e meio ambiente. Em uma prévia do evento, a organização fará a série de lives "Maio do trabalhador", a partir desta quarta-feira (8), abordando temas da programação. O primeiro será "Moradia e Habitação: Desafios e Perspectivas", no YouTube, no canal @LaboratoriosocialLADER, às 18h.

Já o encontro em agosto, em formato híbrido, terá paineis, conferências, grupos de trabalho e uma exposição fotográfica coletiva. A iniciativa é do Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional (LADER/CNPq) da UFF, com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Entre os conferencistas do evento estão o economista e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Marcelo Neri e a cientista política e pesquisadora Maria Antonieta Leopoldi.

Política Municipal de Saúde Mental

Foi promulgada pela Câmara Municipal de Petrópolis a lei nº 8.753/24, que institui a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental. A nova lei cria uma estratégia de integração e articulação entre as áreas de Educação e Saúde no desenvolvimento de ações de promoção sobre o assunto e também garante o acesso à atenção psicossocial, a divulgação de informações sobre o tema e ainda, a sensibilização da sociedade sobre a importância de cuidados com a saúde mental.

Para o autor do projeto, vereador Dudu, os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade da população. "Há ainda o estigma, a discriminação e as violações de direitos humanos contra pessoas com problemas de saúde mental. Para se ter ideia, 20 países ainda criminalizam a tentativa de suicídio. As pessoas mais pobres e desfavorecidas correm maior risco de problemas de saúde mental e também são as menos propensas a receber serviços adequados", ressalta o vereador.