Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: deputado propõe audiência na Alerj para discutir 'Cidades Esponja'

Deputado estadual Yuri Moura autor da indicação | Foto: Reprodução/Facebook

O deputado estadual Yuri Moura (Psol-Rede) está propondo uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para difundir as ideias e ações para mais municípios fluminenses sobre o conceito de "cidades esponja". Em Petrópolis, a lei municipal nº 8508/2023 torna obrigatório a adoção de mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais para fins de controle - enchentes e alagamentos. Embora promulgada pela Câmara, a lei não foi regulamentada pela Prefeitura. "Várias cidades estão adotando a ideia de Cidade Esponja, enquanto Petrópolis segue a velha política de asfalto eleitoreiro sem bueiros ou escoamento das águas nas comunidades. As diretrizes que a nossa a lei aponta obriga a implementação de medidas que absorvam e encaminhem as águas na forma, tempo e velocidade necessárias para evitar alagamentos, enchentes e inundações. Porém o prefeito não cumpre ou sequer regulamentou a lei!", pontuou Yuri Moura.

 

Falta regulamentação

O conceito de "Cidade Esponja" proposto na legislação busca absorver, capturar, armazenar, limpar e reutilizar a água da chuva para redução de alagamentos, enchentes e inundações. Em abril deste ano, a prefeitura apresentou um projeto à população para conter as cheias do Rio Quitandinha, com base no conceito de cidade esponja, mas sem citar a legislação já em vigor. Petrópolis sofre constantemente com alagamentos, e em episódios mais graves de catástrofe, foi a inundação do Rio Quitandinha que provocou o maior número de mortes por afogamento na tragédia de 2022, quando dois ônibus com passageiros foram arrastados pela correnteza.

Eventos impulsionam os serviços em Petrópolis

As tradicionais quadrilhas juninas são um espetáculo à parte no Arraiá do Amor. Imperdíveis! | Foto: Divulgação

Dados coletados pelo Disque Turismo, da Prefeitura de Petrópolis, apontaram uma taxa geral de ocupação de 95,45% no feriadão de Corpus Christi. Na região do 2º ao 5º distrito (Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse) foi ainda melhor, chegando a marca de 96,38%. Número que foi levantado principalmente por causa da iniciativa privada. No fim de semana, o Arraiá do Amor, atraiu 40 mil visitantes. O evento aconteceu no Parque Municipal Paulo Rattes, em Itaipava. No domingo, a 5ª Exposição de Automóveis Antigos, realizada no entorno do Palácio Quitandinha, com apoio da Prefeitura, também atraiu muitos visitantes.

 

Ampliação do Santos Dumont

Representantes da Petrobras estiveram em Petrópolis na última semana, visitando o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), onde está instalado o Supercomputador Santos Dumont, um dos maiores da América Latina. A ideia é fortalecer e ampliar a infraestrutura tecnológica da Petrobras para inovação no setor energético. O diretor do LNCC, Fábio Borges de Oliveira, recebeu os representantes da Petrobras. Recentemente, Borges anunciou a ampliação da capacidade de processamento do Santos Dumont, que deve ser quadruplicada para atender às necessidades da comunidade acadêmica. Com essa expansão significativa, financiada pela Petrobras, o SD estará ainda mais preparado para apoiar iniciativas de pesquisa de ponta.