Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Programação da Bauernfest é divulgada, mas ainda falta patrocínio

Bauernfest acontece entre 21 de junho e 7 de julho | Foto: Divulgação/PMP

Foi divulgada a tão esperada programação cultural da 35ª Bauernfest. Há uma semana do evento, e após muitas críticas do segmento germânico e artistas locais, a Prefeitura anunciou os dias e horários das apresentações de dança, música, teatro e demais atrativos culturais que serão realizados na cidade entre os dias 21 de junho e 7 de julho, em comemoração a Festa do Colono Alemão. Neste ano, a festa será menor do que nos anos anteriores, as principais atividades estão concentradas no Palácio de Cristal. Depois de tanta espera para divulgação da programação, falta a Prefeitura dizer quem vai patrocinar a festa. No ano passado, o Natal Imperial teve que acabar antes da data prevista por falta de dinheiro.

 

Conferência Municipal da Cidade

Petrópolis se prepara para sediar a XI Conferência Municipal da Cidade no dia 22 de junho, das 8h às 17h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanata. O evento, com o tema "Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social", mobiliza diversos segmentos da sociedade para debater diretrizes e ações em prol do desenvolvimento urbano. As inscrições estão abertas e devem ser feitas de forma online, até o dia 21 de junho, diretamente no site da Prefeitura.

Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (13), uma indicação legislativa do vereador Junior Paixão, sugerindo ao Executivo a retomada do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais - PSA, instituído pela Lei Municipal Nº 7.342/2015. A lei que dispõe sobre o funcionamento do Programa que já foi executado no município, com êxito, com recursos de um edital da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA. "Podemos usar os recursos do Fundo Municipal de Conservação Ambiental para reativar o programa progressivamente e de forma contínua", disse o vereador.

Combate aos incêndios florestais

A Comissão do Cumpra-se, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), debate nesta sexta-feira (14) em audiência pública medidas de prevenção a incêndios florestais. O presidente da Comissão, deputado Carlos Minc (PSB), afirma que é urgente a implementação de uma política eficaz de prevenção e combate aos incêndios. "Lutamos para que o governo estadual aprimore seu trabalho de combate a incêndios florestais, tanto nas unidades de conservação quanto fora delas, a partir da instituição de uma política que integre entes públicos e privados", pontuou.

Políticas de enfrentamento

Nos últimos anos, órgãos estaduais e municipais vêm promovendo campanhas de conscientização e prevenção aos incêndios florestais. Na campanha "Fumaça Zero", por exemplo, os agentes notificam moradores que vivem próximos às áreas de vegetação e próximos às unidades de conservação. As medidas de prevenção, no entanto, devem ser intensificadas. As mudanças climáticas não dizem respeito apenas ao risco de desastre ocasionado por chuvas, mas o período de estiagem tende a ser ainda mais severo, propício para a ocorrência de queimadas.