Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Radar meteorológico de R$ 7,5 mi para a cidade

Tragédia das chuvas em Petrópolis | Foto: Raphaela Cordeiro

O acordo firmado entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e o banco Bradesco, na ação que acusa o prefeito Rubens Bomtempo de improbidade administrativa, vai garantir um radar meteorológico de dupla polarização para Petrópolis no valor de R$ 7,5 milhões. Depois que a Prefeitura de Petrópolis disse ao Superior Tribunal Federal (STF) que não vai ter dinheiro nem para o próximo Plano Verão, a cidade vai ter que contar com a ajuda externa, mais uma vez, para evitar uma nova tragédia.

 

Trabalho de prevenção

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, foi quem firmou o acordo com o banco. Mas é preciso destacar o trabalho que as Promotorias de Tutela Coletiva de Petrópolis tem feito há anos pela prevenção de desastres em Petrópolis. As promotoras Zilda Januzzi e Vanessa Katz, da 1ª e 2ª Promotoria e a procuradora de Justiça Denise Tarin.

Exposição 'Dos Brasis' recebeu 92 mil visitantes

Exposição Dos Brasis acontece até 27 de outubro | Foto: Reprodução/Redes Sociais CCSQ

Em apenas um mês de exibição, a mostra "Dos Brasis - Arte e Pensamento Negro", a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros, recebeu 92 mil visitantes no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis - um recorde entre as exposições apresentadas no espaço. Inaugurada no último dia 3 de maio, a mostra reúne 384 obras de 241 artistas do país e receberá visitantes até 27 de outubro. A entrada é gratuita. Elogiada pela crítica e sucesso de público, a mostra esteve em exibição no Sesc Belenzinho, em São Paulo, onde recebeu 130 mil visitantes de agosto de 2023 a fevereiro de 2024.

 

80 anos do Quitandinha

Desde maio, as obras ocupam os salões da área monumental do Quitandinha. Parte dos trabalhos, alguns inéditos, também são exibidos pela primeira vez na área externa do prédio histórico, que em 2024 completa 80 anos. Sob curadoria de Igor Simões, Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a mostra, cujo título foi inspirado no verso do samba "História para ninar gente grande", que deu o 20º título à Mangueira, em 2019, é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Sesc em todo o país.

Alcoolismo no ambiente corporativo

O professor José Mauro Braz de Lima, doutor em neurociência e catedrático da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é o convidado especial da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis para uma palestra sobre o alcoolismo e uso de outras drogas no ambiente corporativo, conscientizando e informando sobre os impactos do consumo dessas substâncias na saúde e no trabalho. A palestra, que acontece marcando a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, será no dia 25, às 17h, no auditório da CDL Petrópolis (Rua Irmãos D' Angelo, 48, Centro). A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (24) 2244-1900. As vagas são limitadas.