Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: UNIFASE/FMU cria projeto de mapeamento participativo em áreas de risco

Projeto 'Comunidade que cuida da vida' da UNIFASE/FMP | Foto: Divulgação/UNIFASE/FMP

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está desenvolvendo um projeto pioneiro que visa o detalhamento do mapa participativo de áreas de risco do município. A ideia é envolver as Unidades de Saúde da Família (USF) geridas pela faculdade e as comunidades para mapear casos específicos de acamados, pessoas com dificuldades de locomoção e outras especificidades, indicando a necessidade de ações adicionais para remoção destas pessoas em casos de condições - sejam meteorológicas ou geológicas - que exijam a saída de suas casas.

 

Capacitação nas USFs

O projeto piloto intitulado "Comunidade que cuida da vida" está sendo feito nas USF da Estrada da Saudade, Machado Fagundes, Boa Vista e Nova Cascatinha. As equipes estão sendo capacitadas, com a participação de técnicos da Defesa Civil de Petrópolis. "A UNIFASE/FMP incluiu no currículo de seus cursos a temática ambiental, estimulando pesquisas e ações voltadas à sustentabilidade e à redução de riscos de desastres. Sendo assim, estamos levando esta questão também aos nossos Postos de Saúde da Família, com nossas equipes e alunos em trabalhos de campo. Neste primeiro momento, a atenção está voltada à capacitação das nossas equipes, com enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e outros, tratando do mapeamento participativo e identificação de risco", detalhou a professora da UNIFASE/FMP, Lívia Teixeira, que é coordenadora das equipes. Além das equipes de território dos PSF's e da Defesa Civil, também participaram do primeiro encontro representantes do Ministério Público Estadual, Fiocruz, e SOS Serra.

Lago de Nogueira pode se tornar patrimônio natural

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na última semana o projeto de lei que declara o Lago de Nogueira, localizado na Avenida Milton de Souza Carvalho, como Patrimônio Natural do município. O projeto, de autoria do vereador Júnior Coruja, tem como objetivo principal a preservação e valorização desse importante espaço natural e cultural da cidade. Um dos pontos destacados pelo projeto é a futura instalação do Jardim Botânico de Nogueira na área circundante ao lago. Essa iniciativa idealizada pelos moradores da região, visa criar um espaço dedicado à preservação sustentável da flora e fauna locais. O jardim botânico funcionará como um importante centro de educação ambiental e pesquisa científica, além de ser um atrativo turístico que fortalecerá o turismo sustentável na região.

Homenagem ao Major Koeler

A Casa de Cláudio de Souza, unidade vinculada ao Museu Imperial em Petrópolis, abriu nesta terça-feira (18) a exposição "O Major Koeler no acervo do Museu Imperial", em comemoração aos 220 anos do nascimento do Major Koeler.

A exposição destaca sua trajetória e contribuições, principalmente no planejamento e desenvolvimento urbano da cidade de Petrópolis. Por meio de documentos históricos do acervo do Museu Imperial, a mostra oferece uma visão enriquecedora sobre a influência de Koeler na formação da cidade e no contexto histórico da época. A mostra está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 13h. A entrada é franca.