Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Ubuntu é Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis

Monumento Zumbi dos Palmares Praça da Liberdade | Foto: Leandra Lima

A UBUNTU-Festa Afro Diaspórica de Petrópolis agora é Patrimônio Cultural Imaterial do município. A lei que concede o título, de autoria da vereadora Júlia Casamasso, foi sancionada. A celebração, que ocorre anualmente no mês de novembro, com destaque para o dia 20 de novembro, será garantida com ampla divulgação, acesso público e gratuito. "A preservação e o reconhecimento da UBUNTU-Festa Afro Diaspórica como Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis representam um passo significativo na promoção da igualdade racial e na valorização da diversidade cultural na cidade. Lembrando que essa iniciativa partiu do trabalho e da articulação da Débora Pena, membro da Coletiva Feminista Popular e também é resultado da audiência pública sobre 'A Memória Negra e Trabalhadora de Petrópolis', realizada em novembro do ano passado, que contou com a participação do professor José Luiz, do pesquisador, Lucas Ventura, e de Ester Guerra, membro da Coletiva", afirma a vereadora Júlia Casamasso.

 

Terapia para Todos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis iniciará o projeto "Terapia para Todos", destinado a oferecer suporte psicológico para mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, coordenada pela psicóloga clínica Vanessa Abreu, visa proporcionar enfrentamento à violência, apoio para reestruturação emocional e retomada da vida das participantes. O programa inicia no dia 20 de julho e prevê, nesta primeira etapa, 15 encontros em grupo. As sessões de terapia acontecerão todos os sábados, das 14h30 às 16h, no auditório da CDL Petrópolis, localizado na Rua Irmãos D'Angelo, 48, sobreloja. O projeto contará com 20 vagas disponíveis para mulheres que necessitem desse suporte psicossocial. As inscrições estão abertas pelo telefone (24) 99313-5130.

Monumento ganha cercado

Na última semana, o Correio publicou matéria sobre uma denúncia do Coletivo do Povo Santo Contra a Intolerância que cobrava a demarcação do espaço dos ambulantes da Praça da Liberdade para que não fosse obstruído o acesso ao monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares. Após a denúncia, e o ofício enviado ao Prefeito em nome do Coletivo, a Prefeitura instalou uma cerca no entorno do monumento.

Lei de proteção a locais e símbolos religiosos

Em Petrópolis, foi sancionada a lei nº 8789/2024, de autoria do vereador Octavio Sampaio, que estabelece sanções administrativas para proteger locais e símbolos religiosos no município de Petrópolis. A nova legislação visa coibir atos que possam causar danos às estruturas físicas ou símbolos religiosos, incluindo a perturbação de cerimônias religiosas, o vilipêndio público de objetos de culto, e a depredação de templos, igrejas e terreiros religiosos. De acordo com a Lei, os infratores estarão sujeitos a sanções proporcionais à gravidade do ato, incluindo a proibição de contratação pela Administração Direta e Indireta Municipal por três anos, retratação pública e reparação cível aos locais afetados.