Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Bomtempo tenta convencer GE Celma a retificar Declans

Prefeito de Petrópolis faz apelo durante 11ª ComCidade | Foto: Divulgação/PMP

Depois de entrar com uma ação contra a GE Celma para obrigá-la a retificar as Declans/IPM, sem sucesso, o prefeito Rubens Bomtempo e secretários estão tentando mobilizar a população à convencer a GE Celma a fazer um acordo e retificar as declarações sem que precise da Justiça. Na 11ª Conferência Municipal da Cidade (ComCidade), que aconteceu no último sábado, Bomtempo apresentou dados e apelou, disse que a redução do ICMS vai acarretar no não investimento nos setores mais sensíveis para a população: Hospital Alcides Carneiro, merenda escolar e Defesa Civil. Pré-candidatos da base do prefeito e secretários municipais engrossaram o coro: "temos que procurar a GE Celma" e "vamos nos unir".

 

Discussão fica para depois

Na última sexta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar o recurso proposto pela Prefeitura de Petrópolis para derrubar a decisão do TJRJ que suspendeu a liminar que "aumentou" o índice de participação do município no ICMS do Estado. Ainda falta a apreciação de dois ministros, que deve acontecer ainda nesta semana. O procurador-geral do Município, Miguel Barreto, defendeu no ComCidade, que a STF derrube o efeito suspensivo, e sugeriu que o impacto da mudança no IPM de todo o estado, que afeta todos os demais 91 municípios, fique 'mais para frente'.

"Todas as outras questões referentes a isso podem continuar a ser discutidas mais para frente. O primordial agora é que o STF derrube esse efeito suspensivo, e que um acordo aconteça de forma rápida, para que o município possa ter como se manter financeiramente", explicou o procurador.

Padre Anderson Alvesassume cadeira na APL

Cerimônia de posse aconteceu na última quinta | Foto: Divulgação/Mitra Petrópolis

O escritor, professor e padre Anderson Machado Rodrigues Alves é o mais novo membro da Academia Petropolitana de Letras (APL). Padre Anderson assume a Cadeira Número 30, que ficou vaga com a saída de Dom Gregório Paixão, OSB, que passou para o quadro de membros eméritos, devido a sua transferência para a Arquidiocese de Fortaleza. A Cadeira Número 30 tem como patrono Dom Agostinho Benassi. A cerimônia de posse aconteceu no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, em uma celebração presidida pelo vigário geral da Diocese de Petrópolis, Monsenhor José Maria Pereira, representando o bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado.

 

Ações do Plano Inverno

Petrópolis registrou 79 incêndios florestais nos primeiros meses deste ano, segundo dados do Corpo de Bombeiros. Isso, sem contar os focos que aconteceram na última semana nas regiões de Corrêas, Floresta e Provisória. Resultado da falta de ações preventivas. Neste ano, até agora, não foram iniciadas as campanhas de prevenção aos incêndios florestais. Em Petrópolis, embora publicamente o município alegue penúria financeira colocando em risco a população sem dinheiro para a elaboração de um plano verão, o plano de contingência para o inverno está pronto e publicado no site da Defesa Civil. Falta aplicar ações concretas para minimizar o impacto do período de estiagem.