'Vacina em Casa' chega aos distritos
Por Leandra Lima
A campanha 'Vacina em Casa', promovida pela Prefeitura de Petrópolis, para manter atualizado o esquema vacinal de crianças menores de cinco anos no município, chega neste mês de junho ao 4° e 5° distrito. Os bairros que vão receber a ação são: Pedro do Rio, Vila Rica, Secretário, Posse e Brejal. A campanha leva às localidades, doses de imunizantes importantes para as crianças, como contra poliomielite, varicela, febre amarela, tríplice viral entre outras, conforme consta no Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (MS).
As equipes do "De volta para casa", chegam aos bairros devidamente identificadas, portando crachá da Secretaria de Saúde e utilizando veículo oficial da prefeitura. O programa surgiu em janeiro deste ano, como forma de aumentar a cobertura vacinal dos nascidos com menos de cinco anos. Na época, a Secretaria de Saúde informou que cerca de 12 mil crianças tinham o esquema vacinal incompleto. No mesmo período a secretaria destacou que por conta da dificuldade dos pais ou responsáveis de comparecerem aos pontos de vacinação, as crianças acabam não tendo acesso aos serviços.
A vacinação é a melhor maneira de proteger a criança contra doenças imunopreveníveis, segundo o Ministério da Saúde. A importância das vacinas vai além da proteção individual, a pesquisadora Patrícia Boccolini, coordenadora do Observa Infância da UNIFASE/FMP, em parceria com a Fiocruz, fala que a ferramenta é fundamental para a saúde pública, os imunizantes oferecem proteção contra diversas doenças infecciosas graves que podem ser fatais e deixar sequelas em crianças e adultos.
Patrícia ressalta que nessas fases iniciais, principalmente nas crianças menores de 5 anos, as vacinas são importantes porque elas são mais vulneráveis às doenças.