Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Representação contra Prefeitura volta à pauta do TCE

Procurador-geral de Petrópolis, Miguel Barreto, no TCE | Foto: Reprodução/TCE-RJ

Amanhã, quarta-feira (3), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) retorna à pauta uma representação proposta pela vereadora Gilda Beatriz contra a Prefeitura de Petrópolis em relação à contratação do escritório de advocacia Celso Gonçalves Sardinha para representar o município em uma ação contra a GE Celma. A vereadora questiona o motivo da contratação de um escritório se o município possui um corpo jurídico na Procuradoria-Geral. Na última audiência, o procurador-geral do município, Miguel Barreto, se esquivou dos questionamentos dos conselheiros alegando estar amparado por um outro processo que está em curso na Justiça, que também questiona a contratação de advogados comissionados sem a realização de um concurso público. Alegação nada tinha a ver com o questionamento da representação, mas deu mais tempo para a Prefeitura pensar o que responder efetivamente.

 

Honorários milionários

Além disso, uma ação popular foi protocolada na 4ª Vara Cível de Petrópolis, iniciativa do vereador Octávio Sampaio, que pede a devolução dos R$ 35 milhões de honorários já pagos ao escritório. O vereador Hingo Hammes também enviou um ofício à Prefeitura cobrando que seja feito o pedido de devolução dos valores pagos ao escritório. A Coluna questionou novamente a Prefeitura sobre a devolução dos honorários, mas não houve resposta.

Bauernfest eleva taxa de ocupação hoteleira

Petrópolis promove a 35ª Bauernfest até 07 de julho | Foto: Divulgação/PMP

Dados do Disque Turismo, da Prefeitura de Petrópolis, apontam que entre os dias 28 e 30 de junho, a cidade registrou uma taxa média de ocupação hoteleira de 91,44% no 1º distrito (Centro e arredores). O número está um pouco acima do registrado no primeiro fim de semana da Bauernfest, que começou no dia 21 de junho, com 89,63% de ocupação. Já que a ocupação do 2° ao 5° distrito (Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse) ficou em 83,60%. A Festa do Colono Alemão acontece no Centro Histórico, no Palácio de Cristal, e neste ano traz uma comemoração especial pelos 200 anos da imigração alemã.

 

60 anos do golpe militar

O Centro Alceu Amoroso Lima para Liberdade/CAALL em Petrópolis, será palco da terceira palestra que abordará os 60 anos do golpe militar no Brasil, com o projeto "2024: Valores da democracia hoje". O evento, com entrada gratuita, será nesta terça-feira, 2 de julho, e contará com a presença da historiadora Samantha Quadrat, que falará sobre os lugares de memória do país, entre eles a Casa da Morte de Petrópolis, que funcionou como Centro clandestino de tortura durante a ditadura militar no Brasil.

Nova audiência sobre a BR-040

Na última semana, em Petrópolis, o deputado federal Hugo Leal disse que vai marcar uma audiência pública com representantes do Ministério dos Transportes e ANTT - Agência Nacional de Transporte Terrestres para esclarecer dúvidas sobre a nova concessão da BR-040, trecho entre o Rio e Minas Gerais, passando por Petrópolis. No início de junho, o Ministério dos Transportes anunciou a aprovação da BR-040/495/RJ/MG, confirmando que o projeto seguiu para o TCU - Tribunal de Contas da União, com R$ 9 bilhões previstos para novas obras e serviços operacionais, no segmento a ser concedido vai de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro.