Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: EPR Via Mineira assume BR-040 (MG) em 30 dias

BR-040 (MG) entre Belo Horizonte e Juiz de Fora | Foto: Divulgação / AESCOM ANTT

O Grupo EPR assume em 30 dias a concessão da BR-040 (MG) no trecho de 232,1 km que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora. O leilão foi realizado em abril deste ano, e o contrato foi assinado na última quinta-feira (4) com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). Batizada de EPR Via Mineira, a concessionária será responsável pelo trecho pelos próximos 30 anos, prevendo investimentos de mais de R$ 8 bilhões. Em relação às tarifas, segundo a ANTT, o Consórcio Infraestrutura MG apresentou um desconto de 11,22% sobre a tarifa básica de pedágio. Os cálculos serão divulgados após a comprovação das condições técnicas e antes do início da cobrança, que pode migrar para o sistema de livre passagem (Free Flow).

 

Expectativa para a Rio x JF

Enquanto isso, Petrópolis aguarda a análise do plano de outorga enviado pela ANTT e Ministério dos Transportes ao Tribunal de Contas da União (TCU). O documento foi enviado em junho para o Tribunal. Além da mudança de administradora, o imbróglio em relação às obras de Nova Subida da Serra também preocupam. De acordo com o plano aprovado pela ANTT e Ministério, as obras só devem ser iniciadas após três anos do início da concessão, a depender ainda da aprovação do Tribunal, publicação do edital de leilão e conclusão do certame.

Roda de conversa: práticas de justiça na democracia

A advogada Claudia Clemente participará do evento | Foto: Divulgação/Liga Conteúdo

O Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), em Petrópolis, recebe nesta quarta-feira (8), às 19h, a roda de conversa "Mediação de Conflitos e Métodos Restaurativos". O evento, parte do projeto "2024: Valores da Democracia Hoje", contará com a presença de Claudia Clemente, advogada especialista em Direito Público e mediadora de conflitos Ad-hoc e judiciais. O evento é gratuito e aberto ao público. Claudia Clemente possui experiência em advocacia administrativa e colaborativa e é membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ subseção Petrópolis. A discussão abordará a importância da mediação de conflitos e métodos restaurativos na prática diária da cultura de paz em uma democracia.

 

Concurso da CPTrans

A Prefeitura de Petrópolis convocou 10 agentes de trânsito aprovados no concurso público da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) na última semana. Ao todo, foram abertas 73 vagas imediatas, 40 para agentes de trânsito. O concurso virou alvo do Ministério Público Eleitoral (MPE), por conter questões que divulgavam nomes e ações do prefeito Rubens Bomtempo. O MPE chegou a abrir um procedimento para apurar se houve abuso de poder político e econômico por parte do Prefeito na realização do concurso.

Festival de Chocolate

A cidade de Petrópolis sediará o Festival do Chocolate Mundo Mágico, de 26 a 28 de julho e de 2 a 4 de agosto, no Palácio de Cristal, no Centro Histórico. O evento, com entrada gratuita, incluirá expositores de chocolate, gastronomia variada, bar, estandes de artesanato, shows, oficinas gastronômicas, competição de esculturas de chocolate e um espaço kids, além do personagem Dom Cacau para entreter os visitantes de todas as idades.