Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Câmara deve votar LDO 2025 nesta terça-feira (16)

Câmara pede esclarecimentos sobre inconsistências | Foto: Ascom/Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Petrópolis vota nesta terça-feira (16) o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025. O texto que deveria ter sido votado há duas semanas foi devolvido pelos vereadores ao Executivo para esclarecimentos, que alegam ter inconsistência nos números apresentados. Na semana passada, o secretário de Fazenda do Município, Paulo Roberto Patuléa, o secretário de Governo Marcus São Thiago e o secretário de Planejamento e Orçamento Jeferson Andrade, participaram de uma reunião na Câmara, convocada pelos vereadores, mas não souberam explicar como chegaram àqueles números. Além de adiar a votação, a Câmara solicitou à Prefeitura que envie uma nota técnica da Contabilidade Municipal para explicar: a diferença no projeto, entre a receita total do município e a receita corrente líquida e a diferença no patrimônio líquido negativo da Prefeitura e do INPAS apresentada na LDO 2025, em relação à LDO de 2024.

 

Secretário recebe o AgroSerra

Começa na próxima quinta-feira (18), a 10ª edição do Festival AgroSerra, no distrito de Secretário, em Petrópolis. Organizado pelo Instituto Caminho da Roça (ICR), organização social sem fins lucrativos e de utilidade pública, o encontro reunirá casos inspiradores de diferentes regiões do Brasil onde a roça promove transformações culturais, sociais e ambientais. Reunindo projetos que vão desde o agroturismo à gastronomia como patrimônio imaterial, ao modo de vida das comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. O Instituto Caminho da Roça faz parte da rede do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura, sendo responsável pela execução articulação, mobilização e capacitação de agentes culturais, na Região Serrana, incluindo Areal, Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, e o Encontro de Roças é uma das atividades do programa.

Guarda Civil completa 100 anos

A Guarda Civil Municipal de Petrópolis completou 100 anos nesta semana. É a segunda mais antiga do país. Um marco histórico que não teve comemoração da Prefeitura por causa das restrições do período eleitoral. Uma pena, uma data tão importantes para uma instituição essencial para a cidade não ter tido uma comemoração antecipada, uma exposição comemorativa, uma homenagem…

Projeto Pequena Tribo comemora bons resultados

Pequena Tribo atende 70 alunos de duas escolas | Foto: Divulgação/Pequena Tribo

O projeto social Pequena Tribo fechou o primeiro semestre celebrando os bons resultados em duas novas escolas municipais de Petrópolis: a Escola Municipal Marieta Gonçalves, no bairro da Glória, e a Escola Paroquial São Francisco de Assis, no Bela Vista. O projeto, que funciona no contraturno escolar, atende 70 alunos, visando resgatar a cultura dos povos ancestrais ao mesmo tempo que estimula nos pequenos, habilidades essenciais para suas vidas através de atividades lúdicas e sensoriais. O projeto tem coordenação do Rodrigo Ribas, e foi idealizado pelo professor de Vedanta, Jonas Masetti.