Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Lago de Nogueira se torna Patrimônio Natural

Lago de Nogueira, em Petrópolis | Foto: Divulgação

O Lago de Nogueira agora é Patrimônio Natural do Município de Petrópolis. A lei (8.822/2024) que concede o título foi publicada no Diário Oficial Municipal do dia 05 de julho. A lei pode ser o incentivo que o espaço precisava para tirar do papel o projeto de criação do Jardim Botânico Lago de Nogueira. Desenvolvido em 2018, pela Prefeitura, o projeto prevê a reurbanização, com a recuperação da calçada de caminhada no entorno do lago e a construção de deck para contemplação e pescaria. O espaço do jardim botânico funcionaria como área de preservação e estudo das plantas em extinção da mata atlântica. Uma iniciativa que, na época, foi abraçada pela comunidade, mas não saiu do papel.

 

Memorial Casa da Morte

O deputado federal Glauber Braga (Psol/RJ) vai destinar R$ 1 milhão em emenda parlamentar para transformar o imóvel conhecido como "Casa da Morte", em Petrópolis, em um memorial da ditadura militar. A casa ganhou este nome por ter sido usada como centro de tortura durante o regime militar em Petrópolis. O projeto foi decidido durante a consulta popular das emendas participativas realizada na última semana na cidade. Durante a atividade, o deputado Glauber ressaltou que "este é um momento onde reconhecemos as demandas históricas dos movimentos sociais e da sociedade civil por memória, justiça, verdade e reparação", disse.

O encontro foi promovido pela vereadora Júlia Casamasso, da Coletiva Feminista Popular, no Centro Cultural Sobrado, e reuniu também o deputado estadual Yuri Moura (PSOL), o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) de Petrópolis e o Grupo Pró-Memorial Casa da Morte.

Festival Sesc de Inverno invade o Centro Histórico

Cortejo das Encantadas é uma das atrações do circuito | Foto: Divulgação/Sicomércio

Começou no fim de semana a 22ª edição do Festival Sesc de Inverno, que neste ano, além de ocupar o Centro Cultural Sesc Quitandinha e o Parque Municipal Paulo Rattes em Itaipava, as atrações vão invadir as ruas do Centro Histórico. A programação também chegará ao Centro Histórico, com apresentações gratuitas na Rua Teresa, Rua 16 de Março e Praça da Liberdade. O evento é realizado com o apoio da prefeitura e do Sicomércio Petrópolis. "O festival reforça a economia da nossa cidade, movimentando setores importantes como comércio, serviços, hotelaria e gastronomia. A programação nos polos de venda atrai ainda mais compradores, anima os trabalhadores e mostra que a alta temporada é a época perfeita para visitar Petrópolis, fazer compras e aproveitar a programação do Festival de Inverno. A expectativa é positiva e agradecemos ao Sesc por mais essa iniciativa", afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini, que também é diretor da Fecomércio-RJ.

 

Roda de Conversa APPO

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) realiza, na quarta-feira, 17 de julho, às 10h, uma roda de conversa sobre a conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, em celebração ao Julho Verde. O evento será conduzido pela fisioterapeuta Grazielle Martins e pela fonoaudióloga Márcia Costa, ambas especializadas no atendimento a pacientes oncológicos. A iniciativa gratuita é voltada para pacientes, atendidos, acolhidos, profissionais da área e a comunidade em geral.