Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Vereadores preocupados com orçamento de 2025

Dez dos quinze vereadores votaram contra LDO | Foto: Divulgação/CMP

Sem saber como explicar os números apresentados no texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025, a Prefeitura forçou a Câmara a rejeitar o texto nesta quarta-feira (17). Os vereadores adiaram três vezes a votação para dar a chance a gestão de Rubens Bomtempo a fazer os acertos e as devidas explicações para a aprovação da matéria. A postura política da Prefeitura acaba prejudicando o orçamento do ano que vem, e pode obrigar o próximo prefeito a ter que negociar e pedir permissão à Câmara para remanejar e flexibilizar o orçamento. Na sessão desta terça-feira, os vereadores justificaram a rejeição ao texto falando da preocupação com o impacto que as decisões judiciais motivadas pela 'ficção tributária do ICMS' criada pelo prefeito Bomtempo terão no próximo ano, especialmente em relação ao Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público (Inpas).

 

Inconsistências no Inpas

O vereador Fred Procópio (PL) disse que se reuniu com a contabilidade e o jurídico da Casa para analisar o impacto que essas decisões judiciais terão sobre os direitos trabalhistas dos servidores municipais. E vão propor uma medida para sanar o problema que vem impactando a vida futura dos servidores. "O patrimônio líquido apresentado pelo Inpas é o principal motivo da nossa preocupação hoje, acompanhado da falta de perspectiva e de provisionamento de impacto dos erros e equívocos cometidos por essa gestão, que vão impactar no ano que vem", disse Fred.

'Caixa preta' daPrefeitura de Petrópolis

Vereadora Julia Casamasso da Coletiva Feminista | Foto: Divulgação/CMP

Na justificativa, a vereadora Júlia Casamasso disse que seu gabinete vem desde o ano passado debatendo o orçamento do município. E lembrou que convidou o prefeito Rubens Bomtempo e convocou os secretários de Planejamento, Fazenda e o procurador-geral do município para discutir o tema e não comparecerem, enfatizando a falta de diálogo imposta pelo governo municipal. O vereador Domingos Galante disse estar preocupado com a "caixa preta" da prefeitura, que ainda não esclareceu os valores questionados pelos vereadores. "A prefeitura tem que respeitar essa Casa", disse Domingos.

 

Jornada do Desafio ODS

Petrópolis recebeu nesta terça-feira (16) a Jornada do Desafio dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), promovida pelo Programa Rio Inclusivo e Sustentável, parceria do Governo do Estado e a ONU-Habitat. O Programa promoveu entre os meses de junho e julho, oficinas com gestores e técnicos municipais e membros dos comitês de bacias hidrográficas sustentáveis, para incentivar a elaboração de projetos alinhados com a Agenda 2030.

Projetos serão premiados

Ao final das etapas, quatro municípios do estado que apresentarem projetos que contribuam efetivamente para a implementação da Agenda 2030 serão premiados. "As oficinas são de extrema relevância para engajarmos os municípios na pauta dos ODS, conhecendo o que já está sendo feito nas diferentes regiões do estado para o alcance das metas da Agenda 2030. Além de levarmos o conhecimento e metodologias do ONU-Habitat, promovemos diálogos regionais, integrando municípios, comitês de bacias hidrográficas, Governo do Estado e ONU", ressalta a coordenadora de programas da ONU-Habitat, Leta Vieira. Os projetos podem ser inscritos até o dia 29 de julho pela página https://www.redus.org.br/desafio-dos-ods.