Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Comdep e CPTrans não comparecem à convocação

Parecer da Procuradoria Geral do Município | Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Petrópolis havia convocado para esta quinta-feira (01), às 15h, representantes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para prestar alguns esclarecimentos sobre a situação do lixo e do transporte na cidade. Entre os questionamentos estão: a contratação de MEI's para a CPTrans durante a Bauernfest, o quantitativo de engenheiros de tráfego no Governo Municipal, impacto financeiro e ambiental que está sendo levar o lixo do município para o aterro de Três Rios, entre outros. Em um ofício encaminhado à Câmara, o Governo Municipal informou que segundo a Lei Orgânica do Município, não podem ser convocados dirigentes de entidades da Administração Indireta Municipal, somente agentes políticos diretamente vinculados ao prefeito. No entanto, a Procuradoria da Câmara diz o contrário, que eles podem, sim, serem convocados de acordo com a Lei Orgânica.

 

Prefeitura mudou de opinião?

O que causou estranheza aos vereadores Mauro Peralta e Domingos Protetor, que esperavam ansiosamente os representantes da Gestão Municipal, foi de que após as chuvas que atingiram a cidade em 2022, o ex-presidente da Comdep, Léo França, foi convocado pela Câmara para prestar esclarecimentos e compareceu sem nenhuma desculpa, e respondeu aos questionamentos dos vereadore. Agora, os vereadores informaram que pretendem convocar o responsável pela Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) para prestar os esclarecimentos. Também pretendem colocar em votação uma mudança na Lei Orgânica do Município, para que haja penalização em caso de não comparecimento da Gestão em convocações da Câmara.

Título de Monsenhor é concedido ao Padre Luís Mello

Monsenhor Luís Mello | Foto: Divulgação/Mitra Diocesana de Petrópolis

Dom Joel Portella Amado, bispo da Diocese de Petrópolis, anunciou nesta quarta-feira (31), durante o retiro do Clero Diocesano, o título de Monsenhor ao Padre Luís Garcia Mello, 69 anos, concedido pelo Papa Francisco. Monsenhor Luís presidiu a missa de abertura do Retiro, que aconteceu na cidade de Aparecida, em São Paulo, e a missa de ação de graças, será no dia 22 de agosto, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Petrópolis. A notícia foi recebida com grande alegria pelos padres e por toda a Diocese devido ao grande trabalho realizado pelo Padre Luís Mello, principalmente com a evangelização dos jovens. O pedido ao Sumo Pontífice foi realizado pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, em 2023, quando ainda bispo de Petrópolis e confirmado por Dom Joel, logo após a sua posse.

 

Candidatura confirmada

O Podemos de Petrópolis realizou sua convenção partidária no Clube Palmeira, nesta quarta-feira (31), homologando oficialmente a candidatura de Leandro Sampaio para prefeito e dos candidatos a vereador do partido. O evento contou com a presença de mais de 350 pessoas e lideranças políticas, como o presidente regional do Podemos, Filipe Pereira, o presidente do diretório municipal, Sérgio Bernardes, e o assessor do deputado estadual Hugo Legal, Flávio Amieiro. No entanto, o nome que vai compor a chapa como vice, ainda não foi divulgado.