Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: Pesquisa avalia resultado do 'Defesa Civil Alerta'

Defesa Civil Alerta foi disparado no sábado (10) | Foto: Reprodução

O Governo Federal divulgou um formulário de pesquisa para avaliação do envio do primeiro 'Defesa Civil Alerta' que aconteceu no último sábado (10). O projeto-piloto de envio de mensagens de alerta de risco de desastres socioambientais aos celulares foi testado em onze cidades do Brasil, no estado do Rio, apenas Petrópolis e Angra dos Reis foram incluídas. Após o teste, que aconteceu por volta de 15h40, em Petrópolis, nas redes sociais, muitos relataram que se assustaram com o alerta sonoro, enquanto outros disseram terem recebido apenas um SMS. Por meio do formulário (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfJF1aVEyrbqf22NCB6ayBNYwemXjTtLTeXuWE7VVrsv-zlqw/viewform) é possível confirmar o recebimento e a cidade onde estava no momento do alerta.

 

Parceria com a Anatel

O Defesa Civil Alerta foi criado em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro grandes operadoras de telefonia no país, utiliza a rede de telefonia celular para emitir o alerta com aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do usuário. De acordo com a Defesa Civil Nacional, há dois tipos de alerta: extremo e severo. O primeiro é o nível máximo de alerta, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade. Já o segundo indica a necessidade de medidas de proteção. No caso do alerta extremo, a mensagem acionará um sinal sonoro no celular, semelhante a uma sirene, ainda que o aparelho esteja no modo silencioso, o que vai permitir maior eficiência do alerta nas situações de risco. No caso do alerta severo, o sinal sonoro será um "beep" similar ao do SMS e não irá soar no modo silencioso.

Teste em Petrópolis foi classificado como positivo

No sábado, a Secretaria de Proteção de Defesa Civil de Petrópolis classificou como positivo o primeiro teste. "Equipes da Defesa Civil percorrem pontos estratégicos da cidade para acompanhar o acionamento e orientar a população. O acionamento foi feito de dentro da Defesa Civil para toda a cidade", informou a Defesa Civil. É importante ressaltar que a tecnologia está disponível apenas para celulares lançados a partir de 2020, com sistemas operacionais Android ou iOS, e conectados às redes 4G e 5G.

Plano de Defesa Civil

Na última semana, após o anúncio do projeto-piloto, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Walter Góes, em reunião da comissão da Câmara dos Deputados sobre prevenção e auxílio a desastres e calamidades naturais, em Salvador (BA), disse que o Governo Federal aposta no Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil para lidar com os fenômenos climáticos, como as chuvas da região Sudeste a seca, da Nordeste. O plano será anunciado ainda neste ano. "Lá está a prevenção, a mitigação, a preparação, a resposta e a reconstrução", assegurou Góes. De acordo com o Governo Federal, houve um aumento de registros de calamidade ou situação de emergência no país, em 2023, foram editados 3.238 decretos. Somente nos sete primeiros meses de 2024, foram 2.671.