Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: APPO marcará presença nos 40 anos do Rock in Rio

É a primeira vez que a Associação participa do evento | Foto: Divulgação

A Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) marcará presença no Rock in Rio 2024, realizado em setembro, na edição que celebra 40 anos do maior festival de música do país. O objetivo é conscientizar o público sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, além de divulgar o trabalho realizado pela APPO em Petrópolis. Os representantes estarão junto com o projeto Pró Medula, que já é veterano no evento. "A equipe da APPO está radiante com a oportunidade de expandir horizontes e apresentar seu trabalho para um público tão grande. Para isso, estamos preparando material educativo e folhetos informativos para distribuir durante o evento. A expectativa é de que a presença no Rock in Rio contribua significativamente para a sensibilização da sociedade sobre a causa do câncer e para o fortalecimento da associação", detalhou Gabi Andrade, jornalista e Diretora de Relações Públicas voluntária da Associação.

 

Podas preventivas

A Enel Rio divulgou nesta semana que tem reforçado as podas preventivas de galhos de árvores em toda a área de concessão no RJ. Segundo a distribuidora, em Petrópolis, foram realizadas 20 mil podas no primeiro semestre deste ano. Número bem abaixo do esperado, se relembrar a promessa feita ao Ministério Público Federal em janeiro deste ano, quando disseram que seriam feitas 10 mil podas no primeiro trimestre. Mas se colocar na balança é mais do que a Prefeitura fez nos últimos anos. Dados da Enel, divulgados em janeiro, contam 5 mil podas em Petrópolis em 2023. Já na conta da Prefeitura, ambientalistas avaliam que o resultado é negativo, com as várias denúncias sobre a poda drástica em árvores próximas a equipamentos públicos, como a sede da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), no Quitandinha e no Hospital Alcides Carneiro em Corrêas.

Petropolitano ministra palestra no Rio Innovation Week

Pablo Kling trouxe insights valiosos sobre turismo rural | Foto: Divulgação

O turismo rural tem se mostrado uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento local, e Pablo Kling, especialista no tema e Vice-presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), e colunista do Correio Petropolitano, realizou uma palestra sobre o tema no Agro RIW Tech, durante o Rio Innovation Week, no Píer Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, na última semana. Com o título "Turismo Rural como Impulsionador de Desenvolvimento Local", a palestra abordou como essa modalidade de turismo pode não apenas promover as belezas naturais e culturais do interior do Rio de Janeiro, mas também gerar emprego, renda e fortalecer a economia local. Pablo Kling, que também tem especialização em projetos turísticos para gestão pública, falou sobre sua experiência na coordenação do programa Turismo Rural RJ e na implementação de projetos que visam integrar comunidades ao setor turístico.

 

Projeto-piloto

Teresópolis foi incluída no projeto-piloto para prevenção de agravos à saúde por eventos climáticos extremos da Secretaria de Estado de Saúde. É uma parceria com a Prefeitura que pode reduzir as mortes nas comunidades mais vulneráveis. Agentes comunitários serão treinados para entrarem em contato com grupos vulneráveis cadastrados, para que sejam levados a lugares seguros antes dos eventos.