Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: MPE pede impugnação da candidatura de Leo França

Leo França e a secretária Vyrna Jacomo, em Brasília | Foto: Reprodução

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com pedido de impugnação do registro de candidatura ao cargo de vereador do ex-presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdep), Leo França, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). De acordo com o pedido, embora tenha sido exonerado em abril, França não se afastou do cargo e continua, até este mês de agosto, atuando como agente político da prefeitura, inclusive anunciando obras com recursos municipais. O documento tem como base notícias publicadas no Jornal Tribuna de Petrópolis e uma denúncia apresentada ao MPE no dia 16 de agosto, que contém uma gravação de uma conversa de Leo França com moradores.

 

Anúncio de asfaltamento

De acordo com a denúncia do MPE, a gravação foi feita no dia 08 de agosto, quando o candidato a vereador esteve com a secretária de Obras, Vyrna Jacomo, na Vila Luiz Carlos Soares, no Morin, anunciando que faria obras de asfaltamento com recursos da Prefeitura. "O recurso pra gente fazer o asfaltamento dessa rua estava separado desde lá de trás, de 2022. E aí eu tive aqui, conversando com alguns moradores anteontem sobre a possibilidade do prefeito junto com a Secretária de Obras, que é a Vyrna, de fazer o asfaltamento aqui da rua", diz um trecho da gravação atribuída a Leo França.

Denúncia ao MPE apresentou gravação com moradores

Reprodução do pedido de impugnação feito pelo MPE | Foto: Reprodução

Em outro trecho da gravação, uma pessoa pergunta à Leo França se está fazendo pré-campanha durante a visita e ele responde: "Não, eu to vindo aqui pra dar suporte pra ela", se referindo à secretária. Para o MPE fica claro neste, e em outros trechos da gravação que França continuava a atuar como se fosse presidente da Comdep ao dizer as ações de asfaltamento e manutenção viária que realizaria no local. "Esse comportamento demonstra não apenas a continuidade do exercício das funções atribuídas ao cargo de Presidente da COMDEP, mas também a flagrante confusão entre suas funções anteriores e a candidatura que ora pleiteia, em total desacordo com as exigências de desincompatibilização impostas pela legislação eleitoral", diz o documento.

 

Duas vezes na presidência

Leo França assumiu a Comdep em 18 de dezembro de 2021, com a posse do prefeito Rubens Bomtempo. Ficou no cargo até agosto de 2022, quando saiu para assumir a vaga de suplente na Câmara dos Vereadores. Em outubro de 2023, retornou à presidência da Comdep, onde permaneceu até a exoneração em abril deste ano para concorrer a uma vaga no legislativo pelo PSB.

O que diz o candidato

Ao Correio, a assessoria do candidato ressaltou que a gravação foi clandestina, destoada da realidade e fora de contexto. O candidato Léo França teve seu afastamento, de fato e de direito, da administração pública dentro do prazo legal. "É importante destacar que se trata de uma perseguição política, promovida por um cabo eleitoral de um vereador da oposição. O candidato está à disposição do Ministério Público Eleitoral para todo e qualquer esclarecimento".