Por: POR LUANA MOTTA

PETROPOLITANAS: MPE retira pedido de impugnação de candidatura de Léo França

Leo França em comitiva do Prefeito a Brasília, em abril | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Ministério Público Eleitoral acabou derrubando a denúncia feita contra o vereador Léo França, alegando que as provas apresentadas não eram suficientes para sustentar o pedido de impugnação da candidatura. Léo França é candidato a vereador de Petrópolis pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Inicialmente, o MPE havia aberto um procedimento para apurar a conduta de França após sua exoneração do cargo de presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), em abril deste ano. A suspeita era de que França ainda estivesse atuando no cargo, mesmo após a exoneração. Uma denúncia ao MPE apresentou uma gravação feita durante uma visita de França na companhia da secretária de Obras, Vyrna Jacomo, à comunidade do Morin, em que foi feito um anúncio de realização de obras no local.

 

Participação em agendas

Após a apuração inicial, e depoimento de testemunhas, a defesa de Léo França, representada pelos advogados Matheus França Souza e Karoline Victória Cerqueira dos Santos, alegou que a gravação havia sido adulterada. O MPE reconheceu que as provas apresentadas até então não eram suficientes para dar prosseguimento no pedido inicial. Embora França acompanhe algumas agendas dos secretários, inclusive, como a Coluna mostrou em abril, acompanhou uma agenda oficial do prefeito Rubens Bomtempo, à Casa Civil, em Brasília, o candidato alega que se desincompatibilizou de fato e de direito do cargo que ocupava na Comdep. No último dia 22 de agosto, Léo França foi à Câmara Municipal acompanhando o atual diretor administrativo da Comdep, Adilson Souto da Paz, para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre contratos da Companhia.

Defesa do candidato

Paralelamente à defesa de França, a advogada Karoline Victória Cerqueira dos Santos é também assessora especial do prefeito Rubens Bomtempo desde 18 de dezembro de 2021. A coluna perguntou a Léo França o motivo da escolha da advogada, mas até o fechamento desta edição não houve resposta. Em nota ao Correio, sobre o pedido do MPE, França disse que "As denúncias são improcedentes e o MP pediu o deferimento da minha candidatura. Foi uma manobra da oposição e nós provamos que não fizemos nada de errado. Continuamos na luta e junto com o povo petropolitano para continuarmos fazendo ainda mais por Petrópolis", disse o candidato.

Competições devem agitar Oktoberfest Petrópolis

Chope a Metro nos Jogos Cervejeiros | Foto: Iza Amorim

A sexta edição da Oktoberfest Petrópolis, que começa nesta sexta-feira (6) e ocorre nos dias 7, 8 e 13, 14 e 15 de setembro, no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, promete garantir a diversão do público. Um dos destaques será a programação dos Jogos Cervejeiros, uma série de competições divertidas voltadas para pessoas com mais de 18 anos, que celebram a cultura cervejeira alemã e proporcionam momentos de descontração e entretenimento para os participantes. Entre as atividades programadas, o Chope a Metro e a Isometria da Caneca de Chope são algumas das mais esperadas.